graduate at História from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) and ph.d. at History from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Has experience in History, focusing on Latinamerican History, acting on the following subjects: educação, religião e religiosidade, história, história da américa.
É graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e defendeu o doutorado direto em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em 2003 com a tese "Índios e Jesuítas no Guairá: a redução como espaço de reinterpretação cultural (século XVII)". Integra o corpo docente do Departamento do curso de Licenciatura em História (UNICENTRO-Irati). Também é Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em História e Regiões da (UNICENTRO). Desenvolveu a pesquisa intitulada ?A construção dos sertões de Tibagi e Guarapuava ? século XVIII?, junto ao Instituto de Investigação Científica Tropical ? IICT ? Lisboa ? Portugal, como requisito para o pós-doutorado. Também concentra suas reflexões nos temas das territorialidades sagradas e identidades étnicas na América Meridional. Foi presidente da Comissão Estadual Universidade para os Índios (SETI ? 2012), integrante do Comitê de Ética em Pesquisa da UNICENTRO-Irati e coordenador tanto do "Projeto de Extensão Educação para as Relações Étnico-Raciais? (2011-2012) quanto do "Núcleo de Estudos Étnico-Raciais? da UNICENTRO-Irati (2008-2012), no qual desenvolveu pesquisa e atividades de extensão com as comunidades do Quilombo Paiol de Telha (Financiamento - Fundação Araucária/SETI) e Quilombo Córrego do Franco (Financiamento - INCRA). É autor dos livros "Diversidade no Ensino"; "Turismo e Sustentabilidade em Comunidade Quilombola"; "Estudos Étnico-Raciais", "História Agrária - propriedade e conflito", "Ensino e Pesquisa de História: abordagens e metodologias" e "Reinterpretação Cultural nas Missões: a conversão de índios e missionários no Guairá". Tem publicado artigos em periódicos científicos e trabalhos em reuniões científicas sobre os temas da educação étnico-racial, regiões e religiosidades, diversidade cultural, identidade étnica, indígenas e quilombolas.