Bacharel e Mestre em Música UFRJ e Doutor em Música pela UFBA. Seus professores de trombone foram: Dalmário Oliveira, Antônio Henrique Seixas (Bocão) e João Luis Areias. É professor de trombone e música de câmara na Universidade Federal de Goiás, onde também é coordenador do Laboratório BandaLab e do grupo Trombones Goianos, formados pelos seus alunos. É autor de 3 métodos desenvolvidos pela projeto de pesquisa Bel-Bone. Suas pesquisas são voltadas às Bandas de Música e a Pedagogia do Trombone. Tem grande atuação em música de câmara, integrando o duo Martins-Botelho (junto com a pianista Dra. Martha Martins), o quinteto Metais do Cerrado e o quinteto BR5. Já apresentou performances musicais, trabalhos de pesquisa e master classes em importantes universidades brasileiras, assim como em outros países como Portugal, Peru, Argentina e Estados Unidos, incluindo no International Trombone Festival (EUA). É convidado regularmente para importantes festivais de música no Brasil. Foi presidente da Comissão Cientifica da ABT (2017-2019), ainda integrando esta e integra outras comissões de eventos científicos sobre instrumentos de metais e banda de música. Recentemente tornou-se editor do Brazilian Trombone Association Journal . É idealizador e coordenador da Boneweek-Goiânia.
Marcos Botelho é bacharel em Musica Trombone (2003) e mestre em Música pela UFRJ (2006), possui doutorado em Música pela UFBA (2017). Atualmente é Professor de Trombone e Música de Câmara UFG, coordenador do BandaLab-UFG (Laboratório de estudos e práticas de bandas e instrumentos de sopros) e regente da Banda de Câmara Tonico do Padre. Desenvolve pesquisas sobre as Bandas de Musicas e ensino do trombone, já tendo realizado projetos para o governo do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2016 desenvolve o projeto ?Em busca da memória de uma Banda Centenária?, com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e do Itaú Cultural, fazendo o resgate da história e acervo da Corporação Musical 13 de Maio, além de pesquisas com músicas de compositores goianos do século XIX e XX, desenvolvendo arranjos, edições e revisões deste repertório. Atualmente integra o Quinteto Metais do Cerrado e Duo Martins Botelho (ao lado da pianista Martha Martins). É coordenador do Simpósio Científico da Associação Brasileira de Trombonistas.
Foi idealizador e Regente da Banda-Escola Euterpe Friburguense e da Banda do Grêmio Português de Nova Friburgo e Regente Assistente da Orquestra Cândido Mendes, além de convidado vários grupos nacionais e estrangeiros, desatando-se: Rigerwood Symphonic Band (New Jersey ? EUA) e Bayernvolkblästband (Freyung-Grafenau - Alemanha). Atuou como Professor Substituto de trombone e tuba na UFRJ aos 25 anos e professor da Universidade Cândido Mendes. Foi músico da Banda Sinfônica da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Solista do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica da UFRJ e OSBJovem, tendo atuado como convidado vários outros grupos como: OSB, Orquestra Sinfônica Petrobrás Pró-Musica e Orquestra Filarmônica de Goiás. Realizou conferências, master-class e cursos de curta duração em várias universidades como: Universidade Nacional de Córdoba, UFRJ, UFPB, UFRN, IF-Sertão, UFCA, UNB, UFSM e UEA
He was the founder and regent of the Euterpe Friburguense Band and the Portuguese Band of Nova Friburgo and Regente Assistant of the Cândido Mendes Orchestra. He also invited several national and foreign groups, unveiling: Rigerwood Symphonic Band (New Jersey - USA) and Bayernvolkblästband (Freyung-Grafenau - Germany). He acted as Substitute Professor of trombone and tuba at UFRJ at the age of 25 and professor at Cândido Mendes University. He was a musician from the Rio de Janeiro Municipal Guard Symphony Band, Rio de Janeiro Soloist Orchestra, UFRJ Symphony Orchestra and OSBJovem. He performed as guest of several other groups such as: OSB, Petrobrás Pró-Musica Symphony Orchestra and Goiás Philharmonic Orchestra. He has held conferences, master-classes and short courses in several universities such as: National University of Cordoba, UFRJ, UFPB, UFRN, IF-Sertão, UFCA, UNB, UFSM and UEA.