Publications in VIVO
 

Alessandra Vannucci

Graduate at Lettere e Filosofia from Università di Bologna (1993), master's at Theater from Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000) and ph.d. at Literature from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Has experience in Arts, focusing on Theatral Direction, acting on the following subjects: italian renascentist comedy, brasilian theatre, italian emigration, travelling artists, translation teory and stage translation.
Professora Adjunta no Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, onde atua também na Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC). Coordena o Laboratorio de Estética e Politica (LEP), que teve apoio do CNPq, da FAPERJ e dos programas PIBIC e PIBIAC da UFRJ. Foi Coordenadora do Curso de Artes Cênicas do Departamento de Letras da PUC-Rio, onde ensinou Interpretação e Direção (2011-2014). Foi pesquisadora do CNPq (2014-2018) e do Instituto Moreira Salles (2019-2020). Possui graduação em Lettere e Filosofia (DAMS-Bologna, 1993), mestrado em Teatro (UNI-RIO, 2000), doutorado em Letras (PUC-Rio, 2004) com período sanduíche em Roma (La Sapienza, 2003). Pesquisa os temas: artistas viajantes na América Latina, emigração italiana no Brasil, direção e interpretação teatral, métodos de ativismo teatral (Teatro do Oprimido e Living Theatre) e teoria e historia da fotografia. Publicou Critica da razão teatral (2004), Uma amizade revelada (2005), Un baritono ai tropici (2007) e A missão italiana: histórias de uma geração de diretores italianos no Brasil (2014) e Comédias de Goldoni (2020). Tem ampla atuação na área de Artes, com ênfase na Encenação e Dramaturgia. Realizou cerca de 30 montagens teatrais, circulando no Brasil e na Itália. Conheceu Augusto Boal em 1993; desde então, realizou inúmeros projetos nacionais e internacionais de teatro social. Ganhou prêmios e editais por seus projetos, pesquisas e espetáculos.

Research Areas research areas

  •  
  • Overview
  •  
  • Affiliation
  •  
  • Publications
  •  
  • Research
  •  
  • Teaching
  •  
  • Identity
  •  
  • View All
  •