Publicações no BrCris
 

Profa. Dra. Clarissa Menezes Jordão

Doutora em Letras - Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela USP (2001), mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Paraná (1992) e graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1986), realizou pós-doutorados em globalização e estudos culturais na Universidade de Manitoba, em Winnipeg, Canadá (2007), e em formação crítica de professores de línguas no Glendon College, Universidade de York (2013), ambos com bolsa da CAPES. Atualmente é professora sênior no Programa de Pós Graduação em Letras da UFPR, e professora visitante no Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ, Campus São Gonçalo. Na UFPR coordena o Grupo de Pesquisa Identidade e Leitura da UFPR. Participa ainda de outros dois grupos de pesquisa: (1) Novos letramentos, multiletramentos e o ensino de línguas estrangeiras, liderado por Ana Paula Duboc e Daniel Ferraz; e (2)Rede de Pesquisas em Inglês como Língua Franca no Brasil, que tem como líder Telma Gimenez. Clarissa Menezes Jordão tem experiência na área de formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras, tendo atuado constantemente junto a professores de língua inglesa nas escolas públicas do Paraná. Seus principais interesses de pesquisa giram em torno dos seguintes temas: letramento crítico e ensino de línguas e literaturas estrangeiras; inglês como língua franca; internacionalização do ensino superior; formação de professores de línguas estrangeiras; práxis pós-estruturalista, pós-colonial e decolonial, especialmente ligada a noções de discurso e representação.
graduation at Letras from Universidade Federal do Paraná (1985), master's at Language from Universidade Federal do Paraná (1991) and doctorate at Language from Universidade de São Paulo (2001). Has experience in Linguistics, acting on the following subjects: ensino de línguas estrangeiras, formação de professores, letramento critico, discurso and pedagogia critica.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •