Graduate at Natural Sciences (Chemistry Teaching) from Centro Universitário Fundação Santo André (1982). Master degree at Education from Universidade Estadual de Campinas (2000). PhD in Physical Geography at Universidade de São Paulo (2010). Researcher at the Research Group of Geography, Literature and Art (GEOLITERART-DGUSP) and Laboratory of Leisure Studies (UNESP-Rio Claro). Prof. Dr. full time (retired) at Centro Universitário Fundação Santo André (2000-2018). Has experience in Education and Environmental Sciences, acting on the following subjects: environmental education; ecotourism; speleotourism; pedagogical practices; social and environmental formation; human ecology; environmental perception; adventure imaginary; geopoetics and symbolic landscapes; speleology and sciences teaching.
Possui Licenciatura em Ciências Naturais e Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1982). É mestre em Educação (Área de Educação, Sociedade e Cultura) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2000) e doutor em Ciências (Área de Geografia Física, linha de Paisagem e Planejamento Ambiental) pela FFLCH-DG-Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é Professor doutor convidado contratado para o Curso de Especialização em Patrimônio Espeleológico pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). Professor Doutor aposentado do Centro Universitário Fundação Santo André (docente 1986-2020). Tendo sido professor-pesquisador em tempo integral entre 2000 e 2018. Foi também professor responsável pelo Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade e do curso de Especialização em Educação e Prática Docente do Centro Universitário Fundação Santo André (1993-2019). Foi professor convidado da disciplina Poéticas das Imagens e Narrativas Visuais em Educação Ambiental do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos (CRHEA/EESC/USP)(2006-2012) e docente de diversas disciplinas do Curso de Especialização em Educação Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), entre 1994-1995. Participa desde 2011 como membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Geografia, Literatura e Arte (GEOLITERART) (DG-USP) e desde 2022 do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior (FoPeTec/IFSP-Itapetinga). Participou como pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL/UNESP-Campus Rio Claro, 2011-2018) e como pesquisador associado do Grupo de Estudos e Comunidade Movimentos Docentes (UNIFESP-Diadema) (2021-2022). Foi Professor Mestre de Espeleologia do Curso de Turismo (Área Ecoturismo) do Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)(2003-2008). Diretor e membro fundador da Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBEcotur) e do Grupo de Estudos Ambientais da Serra do Mar (GESMAR). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) (gestão 2009-2011) e Vice-presidente (Gestão 2007-2009); coordenador da Seção de Educação Ambiental e Formação Espeleológica (1992-2015), coordenador da Seção de História da Espeleologia (1994-2007) e membro da Seção de Espeleoturismo e da Seção de Relações Internacionais. Foi secretário adjunto da Federación Espeleológica de América Latina y del Caribe (FEALC) (2010-2018). Membro atuante de Redes de Educação Ambiental (REPEA, REBEA, RUPEA, REA-ABC, REASA), desde os anos 1990. Tem experiência na área de Educação e Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental e formação socioambiental; metodologias alternativas e formação docente para o ensino de ciências naturais; geopética e paisagens simbólicas; fotografia, narrativas visuais e antropologia visual; fenomenologia da imaginação poética (Bachelard); multirreferencialidade; pesquisa (auto)biográfica; ecoturismo e gestão de áreas protegidas; espeleoturismo; espeleologia; percepção ambiental; ecologia humana; imaginário da aventura; representações sociais de ciência, saúde e meio ambiente; práticas e poéticas pedagógicas.