Ângela Mara Berlando Soares
Graduada em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade de Passo Fundo (1999); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2001); Especialista em Educação Especial e Formação de Profissionais Integradores pela Universidade de Passo Fundo (2002); Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2012); Graduada em Psicologia pela Faculdade Meridional de Passo Fundo. As ATIVIDADES PROFISSIONAIS ao longo da trajetória profissional abrangem: a) Docência; b) Atendimento Psicopedagógico Clínico e Institucional; c) Gestão Pedagógica; d) Consultoria e Assessoria a instituições de ensino e empresas. É docente desde 1999, com atuação nas diferentes etapas da escolarização: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós Graduação, nas redes pública e privada. Na gestão educacional, exerceu a função de Coordenadora Pedagógica de Escolas de Educação Infantil no município de Carazinho, onde posteriormente atuou como Diretora. Exerceu a Direção da Política da Educação da APAE de Passo Fundo. Atuou como Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental e Ensino Médio na rede privada em Passo Fundo. O exercício profissional no campo da Psicopedagoga Institucional ocorreu na Secretaria Municipal de Educação de Carazinho, compondo a equipe de implementação da Educação Inclusiva na rede e na Universidade de Passo Fundo, na implementação, gestão e desenvolvimento do Setor de Atenção aos Estudantes - SAEs. Os temas de estudo possibilitam a atuação como palestrante, conferencista e docente em oficinas de aprendizagem e formação continuada de profissionais da educação. É sócia fundadora e gestora da empresa Involvere - Qualificação Profissional, Assessoria e Consultoria a instituições de ensino e empresas, atuando no desenvolvimento/aperfeiçoamento profissional com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem. Atualmente, atua como Psicóloga Clínica e coordena o SAEs, com destaque aos programas relacionados a pertencimento, protagonismo e permanência estudantil no Ensino Superior.
Graduated in Pedagogy Initial Series from the University of Passo Fundo (1999); Specialist in Clinical and Institutional Psychopedagogy from the Integrated Regional University of Alto Uruguai and Missões (2001); Specialist in Special Education and Training of Integrating Professionals from the University of Passo Fundo (2002); Master in Education from the University of Passo Fundo (2012); Graduated in Psychology from Faculdade Meridional de Passo Fundo. PROFESSIONAL ACTIVITIES throughout the professional career include: a) Teaching; b) Clinical and Institutional Psychopedagogical Assistance; c) Pedagogical Management; d) Consultancy and Assistance to teaching institutions and companies. He has been teaching since 1999, working in the different stages of schooling: Early Childhood Education, Elementary Education, High School, Higher Education and Graduate Studies, in public and private networks. In educational management, she served as Pedagogical Coordinator of Early Childhood Education Schools in the municipality of Carazinho, where she later served as Director. He exercised the Directorate of Education Policy at APAE in Passo Fundo. She served as Pedagogical Coordinator of Elementary and High School in the private network in Passo Fundo. Professional practice in the field of Institutional Psychopedagogy took place at the Municipal Education Department of Carazinho, composing the team for the implementation of Inclusive Education in the network and at the University of Passo Fundo, in the implementation, management and development of the Student Care Sector - SAEs. The subjects studied make it possible to act as a lecturer, lecturer and teacher in learning workshops and continuing education for education professionals. She is a founding partner and manager of the company Involvere - Professional Qualification, Advice and Consulting for educational institutions and companies, working in professional development/improvement with emphasis on teaching and learning processes. Currently, she works as a Clinical Psychologist and coordinates SAEs, with emphasis on programs related to belonging, protagonism and student permanence in Higher Education.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
