Claudia Celencina Carvalho de Miranda
Doutoranda em Educação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/2019). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999). Possui Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (CESIR/1995) e Psicomotricidade (UNESA/1991). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1986). Atualmente é Professora Convidada da Universidade Castelo Branco (UCB), do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG), da Faculdade Integrada A Vez do Mestre (AVM/UCAM), do Child Behavior Institute of Miami (CBI of Miami), das Faculdades Integradas Simonsen, ministrando aulas em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu; Professora Tutora na Especialização Lato Sensu Educação Especial e Inovação Tecnológica oferecida pela Fundação CECIERJ/UFRRJ; Atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia e Professora de Ensino Superior da Fundação Educacional Unificada Campograndense/Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FEUC/FIC), ministrando aulas na Graduação de Pedagogia e cursos de Licenciaturas e na Coordenadoria de Extensão, Pós-Graduação e Pesquisa (CEPOPE/FEUC). Foi Coordenadora de Área (Pedagogia) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES-FEUC/FIC). Foi Professora Substituta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no Departamento de Educação e Sociedade, do Instituto Multidisciplinar (DES/IM). É Integrante e Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI), Grupo de Pesquisas da UFRRJ, onde integra a Comissão de Atividades de Extensão e, atualmente, coordena a Comissão de Articulação Política. Compôs o coletivo de pesquisadores do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE). Integra o coletivo do Grupo de Investigación Latinoamericano sobre Educación Inclusiva (GILEI), proposto pelo Centro de Estudios Latinoamericano de Educación Inclusiva (CELEI/CHILE - América Latina y Caribe). Professor II aposentada da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ), onde exerceu, por trinta e dois anos, diferentes funções, como docente, Coordenadora Pedagógica e Diretora Adjunta de Unidade Escolar. Em 2013 exerceu a função de Orientadora de Estudos e, em 2014, a de Formadora, no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - MEC/UFRJ. Atua em Consultório Particular, com intervenção clínica em Psicopedagogia e Psicomotricidade, além de prestar Consultoria/Supervisão na área Educacional e de Saúde. Palestrante e Dinamizadora de Oficinas. Tem experiência nas áreas de Educação/Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação especial, educação inclusiva, currículo, gestão educacional, leitura/escrita, letramento, educação infantil, terapia psicomotora e transtornos de aprendizagem.
bachelor's at PEDAGOGIA from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986) and master's at Education from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: educação, educação especial, ensino especial and linguagem escrita.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
