Publicações no BrCris
 

Dr Francisco José Quaresma de Figueiredo

graduate at Letras Português Inglês from Universidade Federal de Goiás (1988), master's at Letras Lingüística from Universidade Federal de Goiás (1995) and ph.d. at Letras Lingüística Aplicada from Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Has experience in Linguistics, acting on the following subjects: aprendizagem colaborativa, correção com os pares, inglês, avaliação and correção.
é Professor Titular de Língua Inglesa da Universidade Federal de Goiás e Pesquisador do CNPq. É graduado em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1995) e doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), tendo realizado estágio pós-doutoral também na UFMG (2016). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino e aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: correção com os pares, aprendizagem colaborativa, inglês, avaliação, erro e correção, crenças sobre ensino-aprendizagem de línguas, telecolaboração. Tem vasta publicação nessas áreas, em forma de artigos em periódicos especializados e em capítulos de livros. É autor de Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas; de Semeando a interação: a revisão dialógica de textos escritos em língua estrangeira; e de Vygotsky: A interação no Ensino/aprendizagem de línguas. Organizou os livros A aprendizagem colaborativa de línguas; e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: Princípios e Práticas. Juntamente com Maria Cristina Pimentel Campos, da UFV, organizou os livros Culture and arts in Brazil and in the United States: a bridge of multifaceted languages e Intercultural and interdisciplinary studies: pursuits in higher education Organizou, juntamente com Darcilia Marindir Pinto Simões, da UERJ, os livros Metodologias em/de linguística aplicada para ensino e aprendizagem de línguas; Linguística aplicada, prática de ensino e aprendizagem de línguas; Contribuições da Linguística Aplicada para o Professor de Línguas; e Contribuições da Linguística Aplicada para a Educação Básica. Em 1992, foi um dos integrantes da delegação brasileira no programa The Ship for World Youth, patrocinado pelo governo japonês, experiência que lhe possibilitou conhecer o Japão, Estados Unidos, México e Venezuela. De 2006 a 2010, foi o coordenador da UFG no programa Iniciativa em Artes e Cultura Brasil-Estados Unidos, patrocinado pela CAPES/FIPSE, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e duas instituições americanas: University of Montevallo e Gadsden State Community College, ambas no estado do Alabama. Coordenou, de 2012 a 2014, o Programa de Licenciatura Internacional (PLI) entre a UFG e a Universidade de Coimbra. Foi o Vice-Coordenador do GT Ensino-Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada, da ANPOLL, nos biênios 2012-2014 e 2014-2016, e de 2016 a 2018 foi seu Coordenador. Além do GT, participa do grupo DICE em rede (Discurso, Cultura e Ensino), da qual fazem parte pesquisadores da UFG, UFPE, PUC/SP, UNIFRAN, Mackenzie, Universidade de Buenos Aires, Universidade do Porto, UFMA, IFMA, UFJF, UNIFESP e UFSJ. UFG. É membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) desde 2001. De março de 2011 a agosto de 2018, foi o Diretor da Faculdade de Letras da UFG. De agosto de 2018 a janeiro de 2022, foi o Secretário de Relações Internacionais da UFG. Desde 2019, é o Diretor Brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG. É Professor Visitante da Hebei University of Chinese Medicine. Homepage na academia.edu: https://ufg.academia.edu/FranciscoJoséQuaresmadeFigueiredo Instagram: @franciscoqfigueiredo

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •