Mário Damião de Castro Junior
Graduado em Administração (PUC/MG), especialista em Mídias e Educação (Instituto Federal do Sul de Minas Campus Passos) e mestre em Divulgação Científica e Cultural (UNICAMP). Atualmente cursa o sexto período do curso de Pedagogia pelo Instituto Federal do Sul de Minas.
Mário Castro Junior é um arte-educador e pesquisador que se inspira no Hip Hop para inspirar as pessoas a irem além de suas limitações, a se tornarem mais articuladas, sensíveis e a traduzir palavras em ações que promovam suas carreiras e ajudem a criar um mundo melhor. Inovador social visionário, cujo trabalho repercute na educação, no mundo do entretenimento, nas artes e no social.
Dançarino de Breaking (Bboy), grafiteiro, membro da Universal Zulu Nation, produtor cultural e agente ativo da Cultura Hip Hop desde 1989, em 2018, foi premiado nacionalmente pela FUNARTE (Fundação Nacional das Artes), estando entre as dez melhores iniciativas de arte-educação do Brasil, pela criação e desenvolvimento do projeto artístico/cultural/educativo/social intitulado "Cultura & Arte Urbana - Na Batida do Hip Hop" desenvolvido na cidade de Poços de Caldas/MG há cerca de dez anos. Membro pesquisador dos grupos de pesquisas ARTME (Arte, Tecnologia e Meios Emergentes) do IEL/IA Unicamp e Hip Hop em Trânsito, do CEMI (Centro de Estudos em Migrações internacionais), do IFCH-Unicamp. Realizou intercâmbio nos Estados Unidos durante dois anos (2011 e 2014) com desenvolvimento de trabalhos e pesquisas nas cidades de Chicago/IL e Nova York/NY.
No segundo semestre de 2019, foi professor do curso FIC de Gestão Cultural desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas Campus Poços de Caldas. Responsável pelo projeto político pedagógico, atividades em sala de aula e método avaliativo, ministrando disciplinas como cultura e diversidade cultural; o mecenato e a economia criativa; marketing cultural, políticas culturais no brasil; mecanismos de incentivo à cultura; empreendedorismo cultural e social; leis de incentivo à cultura; concepção e elaboração de projetos; ferramentas administrativas de gestão de projetos; gestão de projetos e produção executiva. Nesta experiência, foram capacitados e formados 40 alunos. Homenageado pela Câmara Municipal dos Vereadores de Poços de Caldas com o Diploma ?Prof. José Castro de Araújo?, outubro/2019.
No primeiro semestre de 2020 atuou no PED (Programa de Estágio Docente) da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, na disciplina de Empreendedorismo e Elaboração de Projetos. Responsável pela conferência das aulas e das agendas de trabalho, por ministrar aulas, efetuar monitoria e orientação aos alunos e alimentar os sistemas de notas e conceitos. Nesta experiência, estão atuando cerca de 140 alunos, divididos em duas turmas.
No segundo semestre de 2020, até Julho de 2021 integrou a equipe de pesquisadores do projeto SP Natura In Lab. Parte do consórcio Fapesp, Belmont Forum, o Projeto ?Waste Food-Energy-Water Urban Living Lab: Mapping and Reducing Waste in the Food-Energy-Water Nexus? (Processo Fapesp 2017/50421-3), que teve como objetivo mapear e propor formas de redução substancial das ineficiências de recursos nos nexos do sistema alimento-energia-água (ora adiante, FEW, do projeto original em inglês food, energy, water) em cidades-regiões em três continentes.
Atualmente (2022), desenvolve seu projeto cultural em parceria com a prefeitura de Poços de Caldas/MG em escolas, ONGs e Praça CEU, atua como arte-educador do Hip Hop no Centro de Memória Padre Thomas, em Palmeiral/MG, além de atuar como professor de Educação Básica (PEB), do ensino profissionalizante do Estado de Minas Gerais.
graduation at Administração from Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Has experience in Arts, focusing on Arts
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
