Andrea Soares Caruso
graduate at Pedagogia com Licenciatura Plena. from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) and master's at Education from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Has experience in Science Politics, focusing on Public Politics, acting on the following subjects: formação, imprensa escolar and representações.
É Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH-UERJ), com período de investigação financiada pela CAPES na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Mestre em Educação (ProPEd-UERJ), com pesquisa financiada pelo CNPq. MBA em Gestão de Recursos Humanos. Pedagoga com mais de 10 anos de experiência na área educacional, reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior http://www.educor.desenvolvimento.gov.br/especialistas. Atuou como Coordenadora Nacional de Soluções Corporativas da Empresa UNESA (2013-2017). Foi docente da Universidade Católica de Petrópolis. Atuou como Especialista efetiva da Gerência de Educação Corporativa e Sustentabilidade do SENAC RJ (2011 a 2013). Pesquisadora e consultora do Núcleo de Pedagogia Institucional - NUPI UERJ (2007 a 2012). Autora da Publicação Educação Corporativa do CIEE Rio 2010. Palestrante em eventos como IQPC ? Educação Corporativa; Perspectivas da Atuação do Pedagogo em Espaços Não-Escolares (UERJ), Fórum Universidades Corporativas (Revista T&D). Líder de Projetos de EC em Empresas de médio e grande Porte. Autora e Coordenadora do MBA em Educação Corporativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial autorizado pelo MEC em 2011. Assessora no Curso EAD de Gestão Educacional Pública para Diretores/Docentes da SME 2011. Integrante de Bancas de Concurso Públicos na Universidade do Rio de Janeiro (UERJ) 2010. Coordenadora Geral do Seminário Sobre Políticas Públicas Focadas na Humanização de Postos de Trabalho: Diversidade, Exercício da Cidadania e Inclusão Social. Docente da Pós Graduação em Pedagogia Empresarial (2009) e do Departamento de Extensão da Universidade Estácio de Sá (2005). Professora do Instituto de Psicologia e da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2005 à 2008). Integrante da Equipe Executiva da "TEIAS: Revista da Faculdade de Educação da UERJ" (2000-2004). Pesquisadora da Linha de Pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História e da Linha de Pesquisa Cotidiano e Cultura Escolar(2003-2006) com desenvolvimento de cursos de curta duração, publicações científicas e organizações de exposições na área educacional (Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo) em parceria com a Universidade de Alcalá/Espanha. Apresentações de trabalhos científicos e educação continuada em universidades como UFU, UFMG, UERJ, UNC, UFF, UNESA, Universidade de Lisboa e, também, em instituições como APAE/MG e Órgãos Públicos como a Secretaria Municipal de Educação de Niterói. Principais temas de publicações, palestras, workshops e cursos ministrados: Universidade Corporativa e Inovação; Mapeamento de Competências e construção de Perfis Profissionais no Séc XXI; Itinerários Formativos & Desempenho Profissional, Implantação de Programas de Inclusão de Pessoas com Deficiência em Empresas; Desenvolvimento de Equipes de Trabalho Eficazes; Gestão da Comunicação; Comportamento Organizacional; o Papel do Pedagogo nas empresas; História da Educação e Gestão da diversidade.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
