Gustavo Garcia da Palma
GUSTAVO GARCIA DA PALMA
Nome Artístico: GUSTAVO SOL
DRT: 22360/SP
Pesquisa a relação entre computação, neurociência, performatividade utilizando as técnicas de Eletroencefalografia (EEG) e Eletrocardiografia (ECG) para coletar dados neurais e estados neurofisiológicos durante a performance como interface cérebro máquina em ambientes poéticos multimídia. Além disso, utiliza-se da técnica Near Infrared Spectroscopy (NIRS) para estudar ativações neurais relacionadas à estados subjetivos e autoimagem durante situações performativas.
Pós Doutorando na Universidade Federal do ABC - Pesquisador colaborador no Curso de Neurociência e Cognição, no Núcleo de Neurciência Aplicada, do Centro de Matemática e Estatística, sob a supervisão do Prof. Dr. João Ricardo Sato. (interrupção VOCD-19)
Doutor bolsista CAPES (2014, ECA/USP 2013 - 2017), sob orientação do Dr. Luiz Fernando Ramos.
Doutorado Sanduíche na Universidade Paul-Valery Montpellier III, em 2016, com curso em Berlim (Alemanha) sobre Dramaturgia Digital com a equipe criadora do software Isadora (Troika Tronix).
Além disso fez estágio no Centro de Epilepsia de Zurique (EPI Klinik, Zurich, Suíça, 2016).
Ainda em 2016, elaborou residência artística junto com Daniel Romero, artista multimídia e diretor do Laboratório de Artes e Tecnologia no hTh - CND, Montpellier, França.
Seu trabalho performático "Objeto Descontínuo" (2013) utiliza um equipamento de EEG como interface cérebro computador para interagir com os elementos multimídia (sons e vídeos) através do sensoriamento neuronal ao vivo. Assuntos que tangem seu processo criativo são as narrativas e memórias autobiográficas e ficcionais associadas à situações de alteração de consciência como procedimentos para uma dramaturgia digital (DDL).
Mestre pela PUC/SP, (Orient. Helena Katz, 2008), sua dissertação leva o título de Estados Alterados de Consciência em Artemídia: o papel do corpo no trabalho do ator.
Fez Bacharelado em Artes Cênicas na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2000), foi orientado por Eusébio Lobo e Luiz Monteiro Jr. Ator e Performer, atuando também como pesquisador, professor de teatro, diretor e preparador de atores para cinema, teatro e dança.
Também ministra as disciplinas de Metodologia Científica e Didática do Ensino Superior em cursos de Pós-Graduação.
Atualmente tem parceiras com o Digital Dramaturgy Lab Squared (DDL2, Universidade de Toronto, Canadá) e Laboratório de Pesquisas em Robótica e Reabilitação Humana (LABORE), do Instituto Federal com parcerias com a Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com a Faculdade de engenharia de São Carlos, USP, com a Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD) e com a Imperial College London, Londres, UK.
Possui trabalhos em Cinema, destacando-se como ator em Instruções Para Matar Maíra (2011), :dose única, (2007), O Pracinha de Odessa (2013 - gravado em Russo) e Popókas (2009 - ganhador do prêmio de melhor ator no Aruanda Fest e também gravado em Russo).
Entre outros prêmios de destaque estão o Edital Co Patrocínio em Primeiras Obras, do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - Secretaria de Cultura de São Paulo, SP, e o Edital de Ocupação do Teatro Plínio Marcos - FUNARTE/DF ambos em 2010, pela performance solo "CLAUSURA", e PROAC obras inéditas em dança, Projeto Entre Distâncias, França/SP, 2018.
Atualmente é professor do Centro Universitário Belas Artes, SP, nas graduação de Artes Cêcnias, Artes Visuais e Rádi e TV. É também líder do Grupo de Pesquisa em Neurocomputação da Performatividade (em cadastramento no CNPq.)
Gustavo Garcia da Palma - Gustavo Sol
Actor, director, coach and researcher. PhD in Theatre at University of São Paulo - ECA/USP (Brazil, 2017). Completed an internship at University Paul Valery Montpellier III (France, 2016). Master in Communication and Semiotics at PUC/SP (Brazil, 2008) and Bachelor in Theatre at State University of Campinas (Brazil, 2000). Previous research investigated Jerzy Grotowski?s concepts mixing them with Brazilian rites. Currently, studies the role of sensory feedback and attention in the emergence of emotion in actor?s work using Electroencephalographic (EEG) and Heart rate monitor (ECG) technologies. In the performance Discontinuous Object (2013), makes use of an EEG as a brain computer interface to interact with audiovisuals elements in a digital dramaturgical process.
Currently is professor at the Centro Universitário Belas Artes, SP, in the graduation of Performing Arts, Visual Arts and Radio and TV. He is also leader of the Research Group on Neurocomputing of Performativity (in registration with CNPq.)
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos