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Adolfo Ignacio Calderón Flores

ADOLFO IGNACIO CALDERÓN holds a doctorate in social sciences from the Pontifical Catholic University of São Paulo (Brazil), post-doctoral degree in Educational Sciences at the University of Coimbra (Portugal), full professor at the Pontifical Catholic University of Campinas (Brazil), researcher with scientific productivity grants from the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) [Brazilian National Council for Scientific and Technological Development]. Member of the Scientific Council of Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) [Brazilian Association of Educational Evaluation]. Academic Coordinator of Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior (REDE RANKINTACS) [Brazilian Network of Research on Rankings, Indexes and Classification Tables in Higher Education]. Scientific advisor and consultant to research funding agencies in Brazil, such as the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) [Foundation for State of São Paulo], Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) [Higher Education Personnel Improvement Coordination], and Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) [Brazilian National Council for Scientific and Technological Development].
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (área de Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais). Desde 2021 atua na coordenação do Eixo ou Grupo de Trabalho (GT) Qualidade no Ensino Superior da Academia do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Desde 2022 atua como pesquisador visitante, credenciado por meio de edital público internacional, do Instituto Interuniversitario de Investigación Educativa (IESED-Chile) do Chile. Em 2018 e 2019 tem atuado como professor visitante e/ou honorário da Universidad Norbert Wiener (Peru), da Pontifícia Universidad Católica del Peru, da Universidad de Los Lagos (Chile) e da Universidad Nacional San Agustin de Arequipa (Peru). Em 2022 tem atuado na CAPES como membro da Comissão para Avaliação de Indicadores Quantitativos da área de Educação. De 2021 a 2023 atuou como membro da Comissão de Análise e Julgamento do Prêmio Capes de Tese Educação. Coordenador, conjuntamente com João Ferreira de Oliveira, da Coleção Política e Administração da Educação e da Coleção Política e Administração da Educação, ambas promovidas pela ANPAE-Nacional. Membro do GT 11 da ANPED, tendo atuado como Consultor Ad-hoc em diversos eventos nacionais e regionais. Líder do GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais cadastrado no DGP/CNPq. Coordenador acadêmico e membro fundador da REDE RANKINTACS - Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior. Atua membro do conselho fiscal (2022-2026) e foi membro do Conselho Científico da ABAVE-Associação Brasileira de Avaliação Educacional (2016-2022). É Assessor ou consultor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre outros projetos coordenados: a) A PANDEMIA COVID-19: Problemas e ações de enfrentamento de membros da comunidade escolar do SENAI-SP, b) Elaboração do instrumento de Avaliação Docente do SIMAIS - Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte; c) coordenador da pesquisa, promovida pelo Governo do Estado do Ceará, intitulada: Análise de fatores de alto desempenho e boas práticas em escolas da rede pública do estado do Ceará. É membro das seguintes redes: Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), Red Iberoamericana de Investigadores sobre Evaluación de la Docencia (RIIED), Red de Investigadores en Gobernanza Universitaria e instituciones educativas (RIGUED). Participa das seguintes associações: ABAVE-Associação Brasileira de Avaliação Educacional, ANPAE-Associação Nacional de Política e Administração Educacional, GT 11 (Política de Educação Superior) da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Autor de aproximadamente 89 artigos científicos, 47 livros e/ou capítulos de livros, participou em 130 Bancas de Mestrado e Doutorado. Suas pesquisas estão focadas em temáticas como: Avaliação em Larga Escala da Educação Básica e Superior; Rankings Acadêmicos, Governança Universitária e Universidade de Classe Mundial; Doutorados Profissionais em áreas estratégicas do governo brasileiro; Eficácia escolar, fatores contextuais e boas práticas escolares; Responsabilidade social e extensão universitária.

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