Licenciada em Educação Física (1984) e em Pedagogia (2021). Mestre em Educação Especial (1996) pela Universidade Federal de São Carlos com bolsa CNPq (UFSCar). Pesquisadora do Grupo Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar) desde 1998, junto ao qual realizou pesquisa de Doutorado em co-tutela com a Universidade de Salamanca (com bolsa da Rede PASSB ? Proyecto Alfa/Columbus/União Europeia ? 2002). Nessa ocasião investigou o processo de formação de educadores/as comunitários/as numa região com extrema vulnerabilidade social no Recôncavo baiano, nordeste brasileiro. Na Universidade Estadual Paulista (UNESP/2011) desenvolveu pesquisa de pós-doutorado em duas Reservas Extrativistas na Amazônia paraense, buscando compreender as formas de educar e educar-se dentro de culturas tradicionais. Novamente na UFSCar (2016), engajou-se em outro estágio pós-doutoral, dessa vez pesquisando em uma Reserva Extrativista no estado do Amazonas, em que objetivou abarcar os saberes tradicionais de crianças ribeirinhas. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) na qual foi titular do Comitê Científico do GT 6 - Educação Popular (2018-2019) e vice-coordenadora (2020-2021). Atualmente é Coordenadora do GT06 (biênio 2022-2023). Membro do Grupo de Trabalho "Educación Popular y pedagogías críticas" (CLACSO). Tem experiência na Educação Básica como professora, diretora e Coordenadora na área de Educação e de Educação Especial. Fundou a Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional (ACORDE), em São Carlos/SP e trabalhou na L'Arche Community (Liverpool/UK), entidade voltada para a atenção a adultos com deficiência intelectual. Tem experiência na Educação Superior desde 1998 como docente na graduação e pós-graduação e orientadora em Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIUBE) entre 2009 e 2012 e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNISAL) entre 2012 e 2021. Desenvolve projetos de ação comunitária e de formação de educadores/as em parceria com a Rosa dos Ventos (casa de formação e partilha em Cultura e Educação Popular coordenada por Carlos R. Brandão) desde 2006. Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar (Campus São Carlos/SP) e do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar (campus Araras/SP). Eventualmente preta consultoria para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Boidiversidade (ICMBio) e outros órgãos públicos e privados na perspectiva de formação de professores/as e educadores/as comunitários. Autora de artigos e livros tangenciando a formação de professoras/es nos mais diversos âmbitos, tais como: educação popular, cultura e diversidade, populações tradicionais, educação ambiental, educação do campo, agroecologia, educação especial, práticas sociais e processos educativos.
bachelor's at Educação Física from Faculdade de Educação Física de Santo André (1984), master's at Education from Universidade Federal de São Carlos (1996) and doctorate at Education from Universidade Federal de São Carlos (2002). Has experience in Education, acting on the following subjects: educação popular, gestão de áreas protegidas, educação, cultura and diversidade.