Luiz Fernando Conde Sangenis é fluminense, natural da cidade de Niterói-RJ, antiga Capital do Estado do Rio de Janeiro. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1992) e em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1994). É Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1998) e Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2004), com período de doutorado sandwich na Universidade de Évora (Portugal); em ambos os cursos, foi orientado pela Profa. Dra. Célia Frazão Soares Linhares. Concluiu estudos de pós-doutoramento em História da Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob a supervisão do Prof. Dr. Dermeval Saviani (2016). É Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Procientista da UERJ e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Lidera o Grupo de Pesquisa Seraphicus e é membro do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação. Coordena a Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil, formada por pesquisadores nacionais e estrangeiros (Alemanha, Espanha, Itália e Portugal). Coordena as ações de cooperação internacional entre a UERJ e a Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. Tem experiência na Área de Educação, com ênfase nos estudos dos Fundamentos da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: filosofia da educação, sociologia da educação, história da educação brasileira, formação de professores e educação franciscana.
graduate at Filosofia from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), graduate at Pedagogia from Universidade Federal Fluminense (1994), master's at Education from Universidade Federal Fluminense (1998), ph.d. at Education from Universidade Federal Fluminense (2004) and ph.d. at Education from Universidade Federal Fluminense (2003). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: história da educação brasileira, educação, formação de professores, educação franciscana and disciplina/indisciplina.