Jose Ricardo Tescaro Marques
Nascido em Londrina, PR, Brasil, Ricardo Marques fez Mestrado em Administração e Negócios com ênfase em Marketing na Regent University School of Business em Virginia Beach, VA, é graduado em Medicina Veterinária com especialização em Avicultura & Produção de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina, e participou de vários cursos de desenvolvimento profissional nas áreas de gestão empresarial, gerenciamento de produtos & projetos, e de planejamento e estratégia de marketing no Brasil, Estados Unidos e Panamá. Possui 18 anos de experiência profissional em gestão de negócios no Brasil e no exterior. Como executivo internacional e especialista em marketing e gerenciamento estratégico nos setores privado e governamental, Ricardo utiliza sua experiência profissional e seu conhecimento sobre a cultura, protocolo e práticas de negociações internacionais para desenvolver, implementar e consolidar estratégias de negócios em novos mercados. No Brasil, Ricardo atuou no setor de Armazenagem, Logística e Distribuição antes de ir para o exterior, onde viveu por 10 anos. Após trabalhar em vários projetos como consultor para a marinha dos Estados Unidos, Departamento de Defesa, PWC Norfolk, VA, e como gerente de projeto para Ciudad Santa Fé S.A., no Panamá; Ricardo desenvolveu um estudo de viabilidade para o mercado Panamenho, bem como a estratégia de expansão internacional da Showcolate. Trabalhando em parceria com o Findley Group, Ricardo foi responsável pela criação e execução de uma estratégia de marketing nacional e desenvolvimento do sistema operativo da Showcolate no mercado dos Estados Unidos, Canadá e México. Atualmente atua como consultor e como docente do curso de pós-graduação de Marketing & Propaganda da Universidade Estadual de Londrina, ministrando a disciplina de Fundamentos de Marketing e várias temáticas como: Comportamento do Consumidor, Mídia Social (Social Media), e Cadeia de Abastecimento (Supply Chain). Professor convidado para ministrar a disciplina de Comércio Eletrônico (E-Commerce) do curso de pós-graduação de Marketing & Gestão de Pessoas do INBRAPE, em Londrina. Professor convidado para ministrar a disciplina de Estratégias Empresariais no MBA em Marketng da FAAT, em Londrina. Professor convidado para ministrar as disciplinas de Negociações Internacionais e Marketing B2B no MBA em Marketing da Estação Business School, em Curitiba. Professor convidado para ministrar as temáticas de Negociações Internacionais e Protocolo de Negócios Internacionais do curso de mestrado da Regent University School of Business. Além disso foi palestrista na Regent University School of Business e na University of Mary Hardin-Baylor nos Estados Unidos, e na Universidade Estadual de Londrina, no Brasil.
bachelor's at Medicina Veterinaria from Universidade Estadual de Londrina (1993) and master's at Mestrado em Administração e Negócios from Regent University School of Business (2000).
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
