Publicações no BrCris
 

Lorenzo Gustavo Macagno

Is Full Professor of Anthropology at the Federal University of Paraná (Brazil) and a researcher at the Brazilian National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). He has been conducting fieldwork in Mozambique since 1996. His main research interests focus on the Portuguese colonial imaginary and its consequences, transnational identities, multiculturalism, diasporas in the Lusophone world, and the history of anthropology in colonial contexts. His books include "Outros muçulmanos: Islão e narrativas coloniais" (2006) and "O dilema multicultural" (2014), which was translated into Arabic by the Moroccan Institute for Hispanic-Lusophone Studies. He was also a member of the Brazilian Association of Anthropology?s Executive Board (2017?2018).
Professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador colaborador do Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento (CEsA), Universidade de Lisboa. Realizou pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade de Columbia (Nova York). Foi pesquisador visitante no centro de pesquisas Les Afriques dans le Monde (LAM-CNRS)/SciencePo Bordeaux e no Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). Atualmente, escreve sobre história da antropologia em contextos de colonização portuguesa. Etnicidade e política, colonialismo português na África, multiculturalismo e imaginações nacionais são alguns dos seus temas de interesse. Em 2017, um dos seus livros, O Dilema Multicultural, foi traduzido e publicado em árabe [ معضلة التعدد الثقافي ] pelo Instituto de Estudos Hispano-Lusófonos da Universidade Mohamed V, Rabat (Marrocos). Foi, também, diretor regional (região Sul) da Associação Brasileira de Antropologia (gestão 2017-2018). Seu livro mais recente é A invenção do assimilado: paradoxos do colonialismo em Moçambique (Lisboa: Colibri, 2019).

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •