M¿nica de Almeida Duarte
Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística, habilitação plena em Música (1988), especialização em Métodos de Iniciação Musical (1989), mestrado em Educação (1994) e doutorado em Educação Escolar (2004), todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciou sua vida no magistério da Música em escolas de Educação Básica da rede pública e privada do município e do estado do Rio de Janeiro, dentre elas o Colégio Sagrado Coração de Maria, Colégio Anglo Americano/Barra, Colégio Teresiano, Colégio Estadual Prefeito Mendes de Morais, Colégio Brigadeiro Newton Braga, Colégio de Aplicação da UFRJ, entre outros. Foi professora substituta da Escola de Música da UFRJ durante dois anos atuando nas disciplinas Percepção Musical (Cursos de Bacharelado em Música), Oficina de Música (Curso de Licenciatura em Música) e no curso de Iniciação Musical daquela Universidade. Desde 1996 é professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Centro de Letras e Artes, Instituto Villa-Lobos, Departamento de Educação Musical. Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado IV. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música, pedagogia da música, representação social, retórica, teoria histórico-cultural de Vigotski, educação a distância. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO de 2004 a 2019 orientando o trabalho de pesquisa de mestrandos e doutorandos em Música, Linha Ensino e Aprendizagem em Música. Em tal período, por dois anos, esteve à frente das Coordenações do Curso de Doutorado e do Programa de Pós-Graduação em Música. É responsável pelas disciplinas Processos de Musicalização, Monografia e Trabalho de Conclusão de Curso no curso de Música - Licenciatura, pela disciplina Práticas Musicais em Espaços Cênicos no curso de Artes Cênicas - Licenciatura e pela disciplina Música e Educação no curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância. Atualmente, atua na orientação do trabalho de pesquisa de graduandos em Música - Licenciatura. É professora do Estágio Curricular Supervisionado - Terminalidade Ensino Médio e espaços não escolares do curso de Música - Licenciatura. Seu projeto de pesquisa atual, "Produtos musicais e a estética relacional de Nicolas Bourriaud estudados sob a ótica da teoria histórico-cultural de Vigotski", tem como objetivo Identificar os conceitos da Teoria de Vigotski que possam fundamentar o desenvolvimento da estética relacional apresentada por Nicolas Bourriaud, caracterizada por ser erigida com base em noções interativas, conviviais e relacionais. Em cargos de administração, além da coordenação do Doutorado e do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, esteve à frente da Chefia do Departamento de Educação Musical, da Direção da Escola de Educação da UNIRIO, da Coordenação Pedagógica e do Setor de Produção de Material Didático da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD) da UNIRIO, da Coordenação de Tutoria e do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância da UNIRIO entre outros. Em extensão, atuou na Coordenação do Projeto "Criança Fazendo Música na Universidade" durante quatro anos e na organização de Painéis, Fóruns e Palestras sobre Pedagogia da Música para a comunidade. Foi Pesquisador Colaborador do Projeto de Extensão "Canto Com-Junto e seu Piqueniques Musicais" em 2016. Integra a equipe do projeto de extensão Laboratório de Práticas Pedagógicas em Música. Atualmente, é Coordenadora do curso de Música/Licenciatura.
graduate at Licenciatura Em Educação Artística Música from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), master's at Education from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Has experience in Education, acting on the following subjects: música, representação social, retórica, educação musical and pedagogia da música.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
