Docente na Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro até 29/09/2022. Líder de três Grupos de Pesquisa certificados pela UERJ junto ao CNPq: 1) Governança e Comunicação: construção de um método para auditoria de imagem institucional e aferição de índice de transparência organizacional; 2) Gestão e Marketing na Cultura; 3) Empoderamento das marcas comerciais - um novo conceito: 'powerbranding' - estudo dos aspectos institucionais, mercadológicos, econômicos e financeiros do branding, com vistas a uma metodologia universalmente aceita de avaliação de marcas e sua adequada contabilização. Pós-doutorado em Cultura e Territorialidades pelo Instituto de Arte e Comunicação da Universidade Federal Fluminense (2017). Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2000) - linha de pesquisa: Comunicação Institucional: políticas e processos, com a pioneira tese Marketing Cultural: características, modalidades e seu uso como política de comunicação institucional. Mestre em Comunicação com ênfase em Sistemas de Informação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Especialista em Análise de Sistemas e Métodos pelo Saint Charles CPE (EUA/1984). Graduado em Relações Públicas pelo Instituto de Psicologia e Comunicação Social da UERJ (1981). Autor dos livros Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa (2021 - e-book Amazon; 2022 - impresso iVentura), Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional (Editor A, 2020), 8 Rs da Comunicação Funcional (Editor A, 2020 - e-book gratuito), Marketing para as artes e RP para artistas (Conceito, 2019), Cultura e Marketing para as Artes (Lumen Juris, 2017), The business of transparency (Editor A, 2016), 4 Rs das Relações Públicas Plenas: proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios (LCM, 2015), A transparência é a alma do negócio (Conceito, 2012), Marketing Cultural: das práticas à teoria (LCM, 3a. edição, 2019), Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração (LCM, 2a. edição, 2016), Economia da Cultura: contribuições para a construção do campo e histórico da gestão de organizações culturais no Brasil (LCM, 2011), com Lusia Angelete Ferreira, Marca: do marketing ao balanço financeiro, com Mariza Freitas Rodrigo de Freitas (EdUERJ, 2015), 105 anos de história das Relações Públicas no Brasil (Conceito, 2019) e 100 Anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena (Conceito, 2014) - ambos com Marcelo Ficher. Na UERJ, criou (em 1994) e liderou (até 2009) a CPDCOM (Coordenação de Pesquisa e Documentação em Comunicação e Mercadologia Prof. Manoel Maria de Vasconcellos - cpdcom.inf.br). Concebeu e coordenou (de 1994 a 2009) os cursos de extensão: Marketing do Livro (30 h), Eventos Culturais/Artes Integradas (30 h), Marketing Cultural: Teoria e Prática (75 h), e de aperfeiçoamento Gestão e Marketing na Cultura (180 h). Tem experiência na área de Comunicação Organizacional, com ênfase em relações públicas, branding e marketing cultural, e atua nas seguintes áreas: consultoria de comunicação (PROFFICE/RP Canal), e produção editorial (foi publisher da Conceito Editorial de 2004 a 2017). Cofundador do Observatório da Comunicação Institucional (www.observatoriodacomunicacao.org.br). Produções na área cultural: (1) Documentário Kaplan (Marketing & Cultura, 2017); (2) Documentário '1 jornalista 10 errepês 100 anos...' (Cannal Z, 2014); (3) Álbum 'Sem Palavras 2.0', de Tavynho Bonfá (Conceito, 2012). Cofundador da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (1999). Foi professor da pós-graduação em Comunicação Empresarial (CEMP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mentor do Coletivo Umbrella - Comunicação Total (2015). Edita os sites RRPP.com.br (desde 2012), marketing-e-cultura.com.br (desde 1999), powerbranding.com.br, 5R-INDEX.com.br, Institucionalmente, e Doutrina RP. Aplicativo: www.manoelmarcondesneto.com.br.
Public Relations graduated (1981) by Instituto de Psicologia e Comunicação Social (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ). Master's degree (1989) in Communications by Escola de Comunicação (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ). PhD (Communication Sciences) by Escola de Comunicações e Artes (Universidade de São Paulo - USP), 2000. Post doctor by Instituto de Arte e Comunicação Social (Universidade Federal Fluminense - UFF). Professional experience in Education, Public Relations, Marketing, Branding and integrated marketing communications (internal communications, media relations, brand building, reputation management, sponsorship policies, recruitment marketing and corporate citizenship). Author of 14 books.