Possui Licenciatura Plena em Letras pela Fundação Faculdade Municipal de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, Especialização em Língua Inglesa pela PUC/MG, Mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso e Doutorado em Estudos Linguísticos pela UNESP/IBILCE de São José do Rio Preto . Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso, na área de Língua Inglesa e de Linguística Aplicada. Atua como professora e orienta pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado). Foi Coordenadora de Área do PIBID/UNEMAT, Subprojeto de Língua Inglesa. Foi Presidente da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso (APLIEMT) na gestão 2018-2021. É membro do Colegiado da Faculdade de Educação e Letras na UNEMAT/Sinop. Coordena o Projeto de extensão e de pesquisa LICFOR (Língua Inglesa para Crianças Interface com a Formação Inicial de Professores) e o Projeto de Pesquisa ESTERLINC (Estudos Terminológicos e Linguístico-Culturais de Anglicismos no Esportes. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: língua inglesa, ensino-aprendizagem de língua estrangeira, língua inglesa para crianças, formação de professores, identidade, letramentos, (novos)letramentos, multiletramentos e estudos sobre empréstimos linguísticos, especialmente de língua inglesa, em uso no cenário brasileiro.
Professor Olandina Della Justina holds a Full Degree in Letters by the Faculty of Education and Science of Paranavaí City, State of Paraná, Brazil, Specialization in English Language by PUC / MG, Master Degree in Language Studies by the Federal University of Mato Grosso and PhD in Linguistic Studies by UNESP / IBILCE, São José do Rio Preto, São Paulo State . She is currently a professor at the State University of Mato Grosso, in the area of English Language and Applied Linguistics and also works as professor and adviser in Master Program in Language.. She was an Area Coordinator of PIBID / UNEMAT,Subproject of English Language and is part of the Advisory Board of the Association of English Language Teachers of the State of Mato Grosso (APLIEMT). She has experience in the area of teaching with emphasis on the following themes: teaching and learning of English Language as an additional language/ foreign language, teacher training, teaching English Language to Children, identities, (multi)literacies, beliefs and loan words.