Professor in the Pedagogical Center of UFMG. Phd in Letters. Graduate at Artes Cênicas from Universidade Federal de Minas Gerais (2002) and master's at Language from Universidade Federal de Minas Gerais (2005). He has experience in Arts, focusing on Arts, acting on the following subjects: teatro, performance, haikai, poesia and semiótica.
ROBERSON DE SOUSA NUNES é PROFESSOR Titular de Teatro no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (CP/UFMG), desde 2004. Atualmente realiza Pós-doutorado no Departamento de Literaturas Orientais, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Realizou seu primeiro Pós-doutorado na Escola de Belas Artes (EBA/UFMG) e no Departamento de Pedagogia do teatro, na Universidade de Música e Teatro de Rostock (Hoschule für Musik und Theater ? HMT), na Alemanha, em 2017, com a Pesquisa intitulada: A influência da Performance no Ensino Fundamental de Teatro no Brasil e na Alemanha. DOUTOR em Letras: Estudos Literários ? Literatura Comparada, pela Faculdade de Letras - FALE/UFMG, com Doutorado sanduíche no Department of Performance Studies da Tisch School of Arts/New York University (NYU), USA. Recebeu o Prêmio UFMG de melhor Tese de Letras, em 2012, pela tese: HAIKAI E PERFORMANCE: imagens poéticas, que deu origem ao livro homônimo, publicado em 2016, pela Editora UFMG. MESTRE em Letras - Teoria da Literatura, pela Faculdade de Letras/UFMG (2005) e LICENCIADO em Artes Cênicas pela Escola de Belas Artes/UFMG (2002). É membro da International Drama/Theatre in Education Association (IDEA).
Participou como criador, diretor e/ou como ator e bailarino em dezenas de espetáculos de teatro, dança e performance e ministrou palestras e workshops, em congressos e encontros nacionais e internacionais, em diversas cidades como: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Quito, Santiago, Lima, México, Nova York, Montreal, Évora, Berlim, Reykjavik, entre outras.
Atuou como performer e co-criador de Porco Solidão: um espetáculo virtual, durante a pandemia de COVID19 (2020-21). Criou o Grupo Quadrúpede, tendo atuado e dirigido o espetáculo: MUTABOR: transmutações em tempos de crise (2018-2019). Dirigiu o Grupo de Teatro do Centro Pedagógico (GTCP) da UFMG, nos espetáculos: O Segredo dos Vaga-Lumes (2015-16); A arca do lixo (2013-14); Alice nos Brasis das Maravilhas (2011-12); Darwin e a revolução da evolução (2008-09); De curvas é feito todo o universo (2007); O pequeno aviador (2006). Atuou como performer-criador do espetáculo Haikai - somente as nuvens nadam no fundo do rio (realizado de 2006 a 2011). Atuou em: Ó: a família do Seu Nelsinho tem Insônia e Kaf Kaf Kafka, sob a direção de Papoula Bicalho e Paulo Cesar Bicalho (de 1999 a 2002). Trabalhou por oito anos com o Grupo Oficcina Multimédia, sob a direção de Ione de Medeiros, atuando nos espetáculos: BaBACHdalghara (1995-97); Happy Birthday To You (1994-95); Bom dia Missislifi (1993-95). É ARTISTA profissional, ator, desde 1989.