Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, na área de concentração Estado, Sociedade e Educação. Em 2020 esteve em estágio de pós-doutorado na Universidade do Estado do Arizona/ Mary Lou Fulton Teachers College/ Center for Advanced Studies in Global Education
no período de março a agosto com bolsa CAPES/PRINT/UFPR. Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná onde atua no Núcleo de pesquisa em Políticas Educacionais (NUPE). É professora do curso de Pedagogia. Está credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR na linha de pesquisa em Políticas Educacionais. Atua como vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Estado e Educação da ANPED no período de 2010-2012, vice-presidente Sul da diretoria da ANPED na gestão 2013-2015, foi presidente da ANPED nas gestões 2015-2017 e gestão 2017-2019. Atuou como editora adjunta no periódico Educar em Revista (2008-2010) e atualmente atua como editora associada (em língua portuguesa) na Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas (ASU) e como editora coordenadora da revista de Resenhas Educativas/ Education Review (ANPED/ASU). Representa a ANPED no FCHSSALLA na coordenação colegiada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos temas referentes ao financiamento da educação, remuneração docente, sindicalismo docente no campo das políticas educacionais.
Graduated in Pedagogy from the Federal University of Paraná (1995), master's (2002) and doctorate (2008) in Education from the University of São Paulo, Faculty of Education, in the area of concentration State, Society and Education. In 2020 he was on a postdoctoral internship at Arizona State University / Mary Lou Fulton Teachers College / Center for Advanced Studies in Global Education
from March to August, with CAPES/PRINT/UFPR scholarship. She is currently a professor at the Federal University of Paraná where she works at the Research Center for Educational Policies (NUPE). She is a teacher in the Pedagogy course. She is accredited in the Graduate Program in Education at UFPR in the line of research in Educational Policies. She was coordinator of the State and Education Working Group of ANPED in the period 2010-2012, South Vice President of the board of ANPED in the 2013-2015 management, was president of ANPED in the 2015-2017 and 2017-2019 management. She worked as an associate editor in the journal Educar em Revista (2008-2010) and currently acts as an associate editor (in Portuguese) in the Education Policy Analysis Archives, and, as chief editor of the Education Review (ANPED) /ASU).Has experience in the area of Education, with an emphasis on Educational Policy, acting mainly on issues related to education financing, teacher remuneration, teacher unionism in the field of educational policies.