Roberta Portas Gonçalves Rodrigues
Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Design pela mesma Universidade (2009) e Bacharel em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade com habilitação em Comunicação Visual (1994). Tem experiência no Design, com ênfase em projetos de Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade visual, design editorial, design de exposições e produção gráfica. É Coordenadora Adjunta da Graduação do curso de Design da PUC-Rio, atuando nas áreas de conhecimento que são comuns às quatro habilitações do curso. Supervisiona o eixo de Estúdio/Projeto, o eixo de Conteúdos Estruturantes e a mentoria dos alunos no núcleo comum da graduação. Participa como pesquisadora no LIDE ? Laboratório Interdisciplinar de Design Educação, atuando nas linhas de pesquisa Pedagogia do Design e Design em Situações de Ensino-Aprendizagem. Participa dos grupos de pesquisa Design em Situações de Ensino-Aprendizagem e Recursos instrumentais para intervenção docente para a Educação Pré-escolar. Desenvolveu projetos junto ao UNICEF e Banco Mundial em São Tomé e Príncipe, Instituto Pró-saber, Instituto Maniva e CVM. Áreas de interesse: Ensino de Projeto em Design, Práticas Pedagógicas, Materiais Didáticos, Processos de Ensino-aprendizagem, Criatividade e Literacia Visual.
PhD in Design from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, Master in Design from the same University (2009) and Bachelor in Industrial Design from the Faculty of the City with a degree in Visual Communication (1994). He has experience in Design, with emphasis on Visual Communication projects, working mainly in the following subjects: visual identity, editorial design, exhibition design and graphic production. She is Assistant Coordinator of the Graduation of the PUC-Rio Design course, working in the areas of knowledge that are common to the four qualifications of the course. She supervises the Studio/Project axis, the Structuring Contents axis and supervises the mentoring of undergraduate students in the common core of the course. She participates as a researcher at LIDE - Interdisciplinary Laboratory of Design Education, acting in the research lines Pedagogy of Design and Design in Situations of Teaching-Learning. Participates in the research groups Design in Situations of Teaching-Learning and Instrumental resources for teacher intervention for Pre-school Education. Develops projects with UNICEF and the World Bank in São Tomé and Príncipe, Instituto Pró-saber, Instituto Maniva and CVM. Areas of interest: Design teaching in design, pedagogical practices, didactic materials, knowledge construction, teaching-learning processes, creativity and visual literacy.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
