Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicação e Artes da USP, Linha de Pesquisa: Comunicação: Interfaces e Institucionalidades, Mestre em Comunicação: USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2016), Especialista em Propaganda: ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (1990) e Graduado em Administração: Fac. de Ciências Administrativas e Contábeis Paulo Eiró (1981). Membro do GENN - Grupo de Estudos de Novas Narrativas - Depto. de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA - USP. Professor da FATEC- unidades SP e Mauá (Gestão de Equipes e Mercadologia). Ex-consultor Projeto Assessoria FIPE- Sebrae SP. Atuou como docente na FATEC SEBRAE - SP, FATEC - Diadema - SP, FATEC -Mauá e FATEC - São Bernardo do Campo - SP. Ex-docente do Centro Universitário Sumaré -SP. Atuou no Projeto Novotec -Centro Paula Souza -SP. Ex-docente da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Universidade Anhanguera - S.B.C./SP e SENAC Santo André - SP. Desenvolve projetos de consultoria em Comunicação (Pesquisa e Mensuração), Administração e Marketing, treinamentos e materiais pedagógicos, para ensino a distância (FMU, Instituto Monitor e Instituto Universal Brasileiro). Linhas de pesquisa: Processos Comunicacionais (Memória Institucional, Inovação, Identidade, Pertencimento e Comunidades). Atua nas áreas de Administração, Comunicação Institucional, Marketing, Pesquisa de Mercado, Plano de Negócios, Empreendedorismo, Comunicação Mercadológica e Excelência no Atendimento. Apresentou diversos trabalhos sobre Comunicação nas Organizações, Empreendedorismo, Gestão de Negócios e Comunicação Institucional, especialmente sobre Memória Institucional, no Brasil e no exterior (Universidade de Colima, México). Autor do livro Ações Inovadoras na Comunicação da Memória Institucional: 100 Anos CPFL, bem como artigos científicos publicados em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais.
Member of Study Group New Narratives / GENN, linked to the Department of Public Relations, Propaganda and Tourism School of Communications and Arts of the University of São Paulo, Master in Communication - USCS Municipal University of São Caetano do Sul, Postgraduate in Advertising from ESPM-SP (1990), degree in Business Administration from the Faculty of Administrative Sciences and Accounting Paul Eiró (1981). It operates in the research areas of Communicational Processes: Institutional Memory, Innovation, Identity, Belonging and Communities. Professor of Business Management SENAC Santo André - SP, former lecturer at the USCS - Municipal University of São Caetano do Sul and the University Anhanguera - Unit Anchieta S.B.C - SP. For over twenty years, develops consulting projects in Communication, Management and Marketing, as well as pedagogical training and materials for distance learning United Metropolitan Colleges - FMU, Monitor Institute and Brazilian Universal Institute. It operates mainly in the areas of Corporate Communications, Marketing, Market Research, Business Plan, Entrepreneurship, Management, marketing communication and Excellence in Service.