PHd in History of Science (PUC-SP), Master of Environmental Law and Public Policy (UNIFAP), graduated in Arts Education (UFPA), with Specialization in Higher Teaching (UNAMA). Acting for eight years as an effective teacher of Indigenous Education Course (UNIFAP / CCEEI) and the Indigenous Intercultural Degree Course (UNIFAP / CCLII). She is a member of the Nucleus of the Research History of Science and Teaching (NURHCE/CNPq). She has experience in research in History of Science, Environmental Law and Public Policy, with emphasis on the subjects: Study on the Life Plan of the Oiapoque Indigenous Peoples and Organizations (2009) and the Chelonian Ethnoconservation Project in the context of socio-environmental policies in indigenous lands; The Turé ritual as an object of study of the History of Science.
Professora efetiva Classe D-Associado, nível 01 pertencente ao Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá, lotada no Campus Binacional de Oiapoque. Doutora em História da Ciência pela PUC-SP (2020), mestra em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela UNIFAP (2012) especialista em Ensino Superior pela UNAMA (1994) e graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela UFPa. (1990). Tem experiência em pesquisa em História da Ciência, Direito Ambiental e Políticas Públicas, com ênfase nos assuntos: Estudo sobre o Plano de Vida dos Povos e Organizações Indígenas do Oiapoque (2009) e o Projeto Etnoconservação de Quelônios no contexto da políticas socioambientais em terras indígenas; O ritual do Turé dos Povos Indígenas do Oiapoque-Amapá. Pesquisa como objeto de estudo da História da Ciência. No magistério superior, ministra disciplinas da área de Ciências das Linguagens e Códigos na formação de professores indígenas, com foco em: Arte e Cultura Indígena, Cosmologia Indígena e Ensino de Arte na Educação Superior Indígena. É membro do Conselho Editorial da Science and Knowledge in Focus, periódico eletrônico publicado pelo Curso de Graduação em Matemática da UNIFAP, Seção 2: Ciência, Povo Indígena e Saber. Na pesquisa Extensão e ações desde 2015 na equipe de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE/CNPq) e atualmente Parecerista. E-mail: jussaraw2602@gmail.com