Maria Apparecida Campos Mamede Neves
Professora Emérita da PUC-Rio, pesquisadora por mais de 30 anos do CNPq, pesquisadora da FAPERJ e da CAPES, chegando à Pesquisadora Senior do CNPQ. É Dra. em Psicologia - Psicodinâmica ( antiga Livre Docência - 1976) pela PUC-Rio, Fellow in Special Education at Temple University ,Philadelphia, USA, 1960-1961, Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica - 1972) e Mestrado em Educação (1971), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1971). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1958). Tem experiência na área de Educação, Psicologia e Psicopedagogia, com ênfase em Psicodinâmica, sendo suas principais áreas de estudos "A construção do conhecimento", "Processos de pensamento" e "Processos de Criação e Arte. Dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas dentro dos seguintes campos: as relações da juventude com a mídia, o ciberespaço e a cultura midiática, redes sociais e relacionamento pais e filhos, os jogos e a formação de competências cognitivas, os jogos milenares e eletrônicos. Faz parte como Coordenadora Pedagógica, desde 2012 até a presente data, do grupo de pesquisadores do Laboratório Interdisciplinar Design e Educação (LIDE) do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio que, com a chancela da UNICEF, concebeu o Plano Pedagógico para Educação Infantil da República Democrática de São Tomé e Príncipe, África. . É autora de vários livros e artigos nacionais e internacionais no campo de suas pesquisas e trabalhos científicos, . No presente momento, está pesquisando no campo da arte e dos jogos étnico-raciais. Sua principal contribuição internacional foi a realização do Projeto Politico Pedagógico de Educação Infantil da República de São Tomé e Príncipe , África, apoiado pela UNICEF. No momento, essa contribuição se acha em análise com vistas a ser adotada pelas antigas colônias africanas lusófonas.
Senior Researcher at CNPQ, Emeritus Professor at PUC-Rio., she is Dr. in Psychology - Psychodynamics (former Professorship - 1976) from PUC-Rio, Master's in Psychology (Clinical Psychology - 1972) and Master's in Education (1971), both from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (1971). She holds a degree in Psychology from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (1980) and a degree in Pedagogy from the State University of Rio de Janeiro (1958). He has experience in the area of Education, Psychology and Psychopedagogy, with an emphasis on Psychodynamics, his main areas of study being "The construction of knowledge", "Thought processes" and "Processes of Creation and Art. in the following fields: youth relations with the media, cyberspace and media culture, social networks and parent-child relationships, games and the formation of cognitive skills, age-old and electronic games. She has been a Pedagogical Coordinator since 2012 to date, from the group of researchers from the Interdisciplinary Laboratory for Design and Education (LIDE) of the Department of Arts & Design at PUC-Rio, which, with the approval of UNICEF, conceived the Pedagogical Plan for Early Childhood Education of the Democratic Republic of São Tomé and Príncipe, Africa. . She is the author of several books and national and international articles in the field of her research and scientific works, . o in the field of art and ethnic-racial games. Its main international contribution was the realization of the Political Pedagogical Project for Early Childhood Education of the Republic of São Tomé and Príncipe, Africa, supported by UNICEF. At the moment, this contribution is under analysis with a view to being adopted by the former Portuguese-speaking African colonies.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos