Ana Paula de Freitas
Sou graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989) e Mestra e Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1996; 2001). Em 2018, realizei estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho - PT, na área de Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa, sob supervisão da Profa. Dr.a. Teresa Sarmento, desenvolvendo o projeto 'Um estudo sobre a formação docente de alunos de Pedagogia: a narrativa biográfica como meio/modo de elaboração de conhecimento'. Docente no Ensino Superior. Entre 1996-2011, na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), no curso de Fonoaudiologia. Neste contexto, coordenei o Projeto de Pesquisa A compreensão dos indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem em crianças com deficiência mental na escola regular (Auxílio Regular Fapesp, 2009-2011), fui coordenadora do curso de Fonoaudiologia (2010-2011), membro do Conselho de Pesquisa, ensino e extensão (2010-2012) e membro do comitê científico (2008-2011) e Membro da Comissão Científico-Editorial da revista ?Saúde em Revista? (2009-2011). Além disso orientei projetos de iniciação científica com bolsas Pibic e Fapesp. Entre 2012 e 2014 atuei como docente do curso de Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) e do curso de Pedagogia. Desde 2015 sou professora na Universidade São Francisco - SP, atuando no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas e no Curso de Pedagogia. Membro do NDE do curso de Pedagogia desde 2018. Venho desenvolvendo projetos de investigação na área da Educação Especial relacionados aos seguintes temas: escolarização de alunos com deficiência, relações de ensino, inclusão escolar, linguagem e narrativa, com fundamentação nos pressupostos teórico e metodológicos da psicologia histórico-cultural. Nesta instituição coordenei o projeto interinstitucional ?A elaboração de conceitos científicos por alunos com deficiência: formação docente e práticas pedagógicas? (Edital Ciências Humanas/CNPq 2015-2017), com pesquisadoras da Unimep e do CUML. Sou coordenadora do projeto 'A pesquisa narrativa com crianças com deficiência: sentidos e possibilidades na/para a educação inclusiva' (Auxílio Regular/Fapesp 2020-2022). Participei como pesquisadora dos projetos ?Estudos e pesquisas de práticas de letramento matemático escolar e de formação docente? (OBEDUC/Capes 2015-2017) e ?A prática docente e as prescrições curriculares? (Edital Universal/CNPq 2019-2021). Atualmente participo como pesquisadora do projeto ''Prática de letramento escolar nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para a formação docente" (Edital Universal CNPq 2021-2023) e do projeto interinstitucional com pesquisadores de diferentes instituições do país ?Estudos Brasileiros em Defectologia e Psicopatologia na Teoria Histórico-Cultural? (2022-2024). Membro do comitê científico da USF desde 2016. Atualmente realizo estágio pós-doutoral, junto ao programa de pós-graduação Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, do Instituto de Psicologia, da Universidade de Brasília, sob a supervisão da profa. Dra. Daniele Nunes Henrique Silva. Sou líder do grupo de pesquisa Relações de Ensino e Trabalho docente, certificado pela instituição, cadastrado no CNPq. Sou editora de seção Educação Especial do Periódico Horizontes/USF e Membro do Corpo Editorial da Revista de Educação Especial/UFSM. Fui vice-coordenadora do PPGE/USF no ano de 2017 e desde 2018 atuo como coordenadora deste programa. Bolsista Produtividade CNPq - nível II.
bachelor's at Fonoaudiologia from Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), master's at Education from Universidade Estadual de Campinas (1996) and doctorate at Education from Universidade Estadual de Campinas (2001). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: fonoaudiologia, linguagem, deficiência mental, educação inclusiva and grupo.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos