Heloisa Pait
Heloisa Pait foi bolsista da Comissão Fulbright e atualmente é professora assistente de sociologia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Sua tese de doutorado, defendida na New School for Social Research, trata dos desafios individuais diante da comunicação mediada. Realizou pesquisas sobre recepção de notícias internacionais, transparência e esfera pública e uso de meios de comunicação em protestos de rua. Paralelamente a esse foco contemporâneo, examinou a relação entre oralidade e memória, o significado do saber escolar e a cultura do livro. Desenvolve no momento estudos sobre as raízes históricas do desenvolvimento e da democracia nacionais, retomando suas investigações sobre linguagem e comunicação no Brasil. Como educadora, busca formar cidadãos aptos a pensar de modo autônomo, a trabalhar em colaboração e a expressar suas idéias na vida pública, a partir do exame de dos textos clássicos e de temas atuais. Sua expressiva produção voltada para o público geral, sobre mídia, cultura e política, está publicada em veículos nacionais e americanos, assim como sua produção literária.
Heloisa Pait, a Fulbright alumna, teaches at the São Paulo State University Julio de Mesquita Filho. She investigates the role of new means of communication in democratic life. In her doctoral dissertation at the New School for Social Research she analyzed how soap opera writers and viewers attempted to make mass communication a meaningful activity. She has written on the reception of international news, on media use by Brazilian youth, and on the disruptive role of the internet in the Brazilian political environment. With her students, Heloisa investigated how various concepts of memory are reinforced by media forms, the role of media in shaping secrecy and publicity in international relations, and the nature of public protests in Brazilian cities as they relate to media environments. Looking at the history of written culture in Brazil, she currently examines the roots of national development and democracy. Her goal as an teacher is to help students develop autonomous thinking, learn how to work in groups, and express their ideas in public forums; her courses blend classical sociological texts and the examination of contemporary phenomena. She writes extensively for the general public on media, culture and politics for Brazilian and American venues; she also writes fiction.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
