Formada em Letras (1982), com mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Curso de Letras ? Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras (LEPLE) da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA). Tem experiência na formação de professores no ensino de leitura e escrita para o letramento e cidadania, nos seus aspectos sócio-cognitivos (com base na (psico)linguística) e sócio-funcionais (com base na sociolinguística): em ambas as subáreas, com aplicação ao ensino de Língua Portuguesa, à pesquisa e à extensão. Pós-doutorado voltado ao ensino e à aprendizagem iniciais da leitura e escrita, em 2008, sob a supervisão da professora emérita Leonor Scliar Cabral/UFSC, e, em 2017, sob a supervisão da professora Maria Marta Furlanetto/UNISUL.
graduate at Curso de Letras from Universidade do Sul de Santa Catarina (1983), master's at Linguistics from Universidade Federal de Santa Catarina (1997) and ph.d. at Lingüística from Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Has experience in Linguistics, focusing on Applied Linguistics, acting on the following subjects: linguagem inclusão social, leitura compreensão textual, alfabetização linguagem ensino, variação estilo ensino and letramento linguagem ensino.