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Isabel Cristina Michelan de Azevedo

Graduation at Pedagogia from Universidade de São Paulo (1990), graduation at Letras from Centro Universitário Assunção (2000), master's at Language from Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002) and doctorate at Letras (Língua Portuguesa) from Universidade de São Paulo (2009). Has experience in Linguistics, focusing on Applied Linguistics, acting on the following subjects: argumentação, discurso, ensino de argumentação, ensino-aprendizagem and leitura.
Professora efetiva do Departamento de Letras Vernáculas (DLEV), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), orienta pesquisas na linha de Linguagem, usos e tecnologias no PPGL/UFS, na linha B de Linguística Aplicada no PPGL/UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus) e na linha de Práticas textuais e discursivas no PPGEL/UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). No Profletras, tem orientado trabalhos em torno do ensino da argumentação na educação básica. Em cooperação internacional, ministrou disciplinas nos cursos de Doutorado da Universidade Nacional de Tucumã (2019), no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (2017), curso de formação de professores para ensino de argumentação, e cursos de formação para professores de Português como Língua Estrangeira pela Université Paris 3 - Sorbonne (2017) e pelo Ministerio de Educación de la Provincia de Córdoba (2018 e 2019). Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela FFLCH da Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Letras, realizou mais recentemente (entre 2018-2020) estágio pós-doutoral na Universidad de Buenos Aires (UBA), sob a supervisão de María Alejandra Vitale. É líder do grupo de pesquisa GPARA (Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas) e colíder do grupo Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD), além de integrar o Grupo de estudos em linguagem, interação e sociedade (GELINS). É editora da Revista de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A) desde 2014. Na gestão, atuou como coordenadora do Profletras, entre 2017 e 2019 e atualmente é coordenadora adjunta no PPGL/UFS. No período de 2019-2020 e de 2021-2022, assumiu a presidência da diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE); entre 2016 e 2018, compôs o Conselho do GELNE, compondo o Conselho Titular. SEDiAr. Foi Diretora Educacional de dezesseis colégios da Rede Marista da Província Marista Brasil Centro-Sul. Até 2007, atuou como diretora educacional do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo e, antes disso, por três anos, foi assessora psicopedagógica na Associação Brasileira de Educação e Cultura. Tem concentrado as pesquisas em torno das teorias do discurso e da argumentação, do ensino da argumentação em diferentes níveis de ensino, no ensino de leitura e literatura e da produção textual, observando tanto as práticas de ensino-aprendizagem quanto a formação de professores. Desenvolve projetos de extensão em parceria com Secretarias de Educação e com escolas públicas de diferentes municípios em torno da leitura em perspectiva interdisciplinar e do ensino de argumentação na escola, aproveitando a experiência de ter ministrado aulas na educação básica.

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