Desde o início da minha carreira profissional trabalhei no Centro de Bacteriologia do Instituto Adolfo Lutz, São Paulo. Por mais de 20 anos, até 2022 quando me aposentei, fui Diretora do Laboratório de Vigilância das Doenças de Notificação Compulsória Imuno-Preveníveis causadas por Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Neisseria meningitidis em seus diferentes aspectos. Esse laboratório é o Laboratório de Referência Nacional para essas bactérias, cooperando com o Ministério da Saúde visando a Saúde Pública do Brasil.
Colaboramos com vários projetos científicos nacionais e internacionais em nossa área de atuação, realizando vários artigos científicos. O IAL também foi o Laboratório de Referência sub-regional da OPAS / OMS para Vigilância Laboratorial de Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Neisseria meningitidis (SIREVA II), em parceria com 20 países latino-americanos no programa de Avaliação Externa da Qualidade com o desenvolvimento de painéis bacterianos. Me aposentei em 2022, porém continuo com atividades técnicas como publicações nacionais e internacionais, palestras em eventos científicos e consultorias, sempre com o objetivo de conhecer a realidade das doenças e características microbiológicas das bactérias citadas.
graduation at Ciencias Biológicas from Universidade de São Paulo (1977), master's at Microbiology from Universidade de São Paulo (1990) and doctorate at Hospital Administration from Universidade Federal de São Paulo (1999). Has experience in Collective Health, acting on the following subjects: streptococcus pneumoniae, resistência antimicrobiana, vigilância laboratorial, pneumococo and haemophilus influenzae.