Publicações no BrCris
 

Amine Portugal Barbuda

Graduation in architecture and urban planning in Universidade Federal da Bahia (Federal University of the State of Bahia) and Master in Urban Panning in Universidade Federal da Bahia (Federal University of the State of Bahia). Has experience in projecting, focusing on arts, acting on the following fields: arts, conflicts, public space, urban planning.
Graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2012, Salvador-BA). Mestre em Processos Urbanos Contemporâneos, com a dissertação "Salvador em festa de Iemanjá" um processo de análise etnográfica, histórica e urbana, sob orientação da Prof.Dra. Paola Berenstein Jacques, no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA (2015). Possui experiência na área de projeto arquitetônico, design gráfico, ilustração, especialmente quadrinhos, pintura, cenografia e educação. Organizadora do livro "TATO: leituras sobre corpo, distâncias e presença", lançado em 2021, fruto do prêmio Jorge Portugal, através da SECULT-BA, oriundo da Lei Aldir Blanc, na linguagem dança. "TATO" faz uma tradução da dramaturgia da dança em pinturas em alto-relevo, em textos em braille e em áudio e vídeo livro. Co-autora da publicação ilustrada em dança, "Métodos Frankenstein para a criação de uma Barbie". Também contemplada pelo prêmio Jorge Portugal (SECULT-BA), através da Lei Aldir Blanc, lançado em 2021. Co-autora e ilustradora dos quadrinhos "-13-38 : amanhã de novo", em parceria com o escritor Igor de Albuquerque. Lançada em 2019, a publicação cujo cenário é a cidade de Salvador no futuro, tem enfoque pedagógico em ensino literário, arquitetônico e em desenho. O livro foi reeditado em 2021 com um epílogo exclusivo para plataformas digitais. Reedição contemplada pelo prêmio da Fundação Pedro Calmon, através da Lei Aldir Blanc. Em 2020, lançou o livro de tradução etnográfica em pinturas, imagens, textos, registros audiovisuais e animações "El invento Cubano". A publicação é fruto da residência artística na Biblioteca Nacional José Martí, em Cuba, em 2017, onde realizou pesquisas em campo e da iconografia de festividades tradicionais nas cidades de Havana, Santiago e Holguín. Também em 2020, lançou através da publicação francesa "Angles" da Société des Anglicistes de l'Enseignement Supérieur, os quadrinhos "Diamond Princess II". Com roteiro e ilustração de sua autoria, os quadrinhos, escritos na língua inglesa, abordam a questão da comunicação e memória coletiva no período da pandemia da COVID-19. Em 2019, participou da exposição "Side by side - La Biennale de Venezia, Plural Realities exhibition", em Veneza-IT. Também em 2019, participou da exposição coletiva "Cultural Complexity", também com desenhos e pinturas, em Nova Iorque -EUA. Em março e abril de 2019, realizou a exposição solo "Labirinto Dostoiévski", no Palacete das Artes (Salvador-BA) das pinturas e desenhos da peça "Os demônios" de 46 telas pintadas em cena, durante as apresentações. Em 2018, co-dirigiu a peça "Os demônios", adaptação do livro homônimo de Dostoiévski, no Teatro Vila Velha (Salvador-BA), onde também ministrou oficinas no ano de 2018, como editora da Revista da Barril; foi colaboradora da Universidade do Teatro Vila Velha (2016) e também ministrou processos de encenação (2018). Na "Os Demônios", criou cenografia, figurino, pinturas e desenhos para o programa, além de 46 telas pintadas ao vivo durante as apresentações. Possui diversos artigos publicados em revistas acadêmicas (REDOBRA-UFBA, Movimento-USP). Produziu seu primeiro livro ilustrado em 2013. "Matador: confissões de um comedor de gente" foi publicado em 2018, na Revista Párrafo, de Los Angeles-EUA, que aborda a situação de moradores em situação de rua em Salvador-BA.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •