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Stella Cecília Duarte Segenreich

Bachelor's at Pedagogia from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1965), master's at Education from Stanford University (1973), master's at Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) and doctorate at Education from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Has research and acting experience on the higher education? following subjects: distance education, academic organisations (archictetures), education's political issues.
Doutora em Educação na Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) em 1990, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), obteve o titulo de Master of Arts na Stanford University (USA) e Graduada em Pedagogia. Foi professora adjunta da PUC e da UFRJ, onde se aposentou em 1996. Foi professora titular da Universidade Católica de Petrópolis onde desenvolveu docência na disciplina obrigatória geral de Metodologia da Pesquisa e no curso semipresencial intitulado Educação a Distância: políticas e práticas institucionais, funcionou como laboratório de pesquisa sobre questões ligadas a esta modalidade de ensino. A partir de 2003 passou a se dedicar a pesquisas sobre as Questões e Possibilidades da Educação a Distância (EAD) na Educação Superior, sobre as quais tem várias publicações. Desde 1996 participa, também, do grupo de pesquisadores de universidades de todo o país, vinculados ao GT Política de Educação Superior da ANPED. Como pesquisadora deste grupo: fez parte da equipe que realizou o levantamento da produção científica sobre educação superior no Brasil de 1968 a 2002, que originou o Banco de Dados UNIVERSITAS/BR; em 2006, coordenou a análise dos dados do Rio de Janeiro e fez parte da comissão que organizou a publicação da pesquisa dos censos da educação superior 1991 ? 2004 a convite do INEP. Estas pesquisas têm gerado várias publicações em coletâneas e periódicos. De dezembro de 2012 a julho de 2017 este grupo desenvolveu o Projeto em Rede OBEDUC, intitulado Políticas de expansão da educação Superior no Brasil, composto de sete subprojetos. Tem atuado como vice-coordenadora e, de 2015 a 2017, como coordenadora do eixo 2 ? Organização acadêmico- institucional e expansão da educação superior. Organizou duas coletâneas: a primeira sobre pesquisas em educação a distância (2012) e a segunda em forma de Glossario (2017) dos principais conceitos estudados pelo grupo, com a participação de 19 pesquisadores. Atualmente desenvolve pesquisa voltada para a internacionalização da educação superior a distância além de continuar seus trabalhos sobre novas arquiteturas acadêmicas e a inserção disciplinas semipresenciais nos cursos regulares de graduação e pós-graduação.

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