Maykell Júlio de Souza Figueira
Graduado em Física de Materiais pela Universidade Federal de Uberlândia (2008 - 2013), Licenciando em Física pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020), Mestre em Educação para a Ciência (PPGEpC) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Bauru (2014 - 2016), Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Bauru (2016 - 2020). Membro atual do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (Link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7581494853521771) e da equipe técnica da Revista Ciência & Educação (Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313&lng=en&nrm=iso). Minha pesquisa de doutorado está inserida na linha de Linguagem e Discurso no Ensino de Ciências, com ênfase na introdução de práticas argumentativas sobre questões sociocientíficas na formação inicial de professores de Física. Atuo também no desenvolvimento, aplicação e avaliação de Jogos Interativos de Interpretação de Papéis (RPGs) no Ensino de Física. Tenho interesses pela pesquisa nas linhas de Educação CTSA, Discurso e Linguagem no Ensino de Ciências, Argumentação no Ensino de Ciências, Filosofia da Ciência, Sociologia da Ciência, Cultura Científica, Cultura Escolar, Pedagogia Histórico Crítica e Formação Inicial / Continuada de Professores. Meu número ORCID é 0000-0001-6830-4842.
Graduated in Physics in 2013 from the Federal University of Uberlândia (UFU-MG) and currently enrolled in the master's graduate program in Science Education (PPGEpC) of the Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) of Bauru. My current research is inserted in the area of Speech and Discourse in Science education, with an emphasis on the introduction of argumentative practices about sociocientífic issues in the initial education of Physics teachers. I also work in the development, implementation and evaluation of Role-Playing Games (RPGs) in STS (Science, Technology and Society) education. I have research interests in STS Education, Speech and Discourse in Science Teaching, scientific culture, school culture, Historical-critical Pedagogy and initial/continuing Teacher's Education.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos