Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará / Paris XIII (2001). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco(2016). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC, no qual coordena o grupo de pesquisa LUDICE (Ludicidade, Discurso e Identidades nas Práticas Educativas - www.ludice.ufc.br) desde 2004. Atua na docência, extensão e pesquisa em Educação, tendo desenvolvido estas atividades no curso de Pedagogia na área de educação infantil/formação de professores. Na Pós-Graduação em Educação, criou o eixo de estudos das Práticas Lúdicas numa abordagem sociológica e das Relações etnorraciais na infância, atuando na orientação de pesquisas acerca dessas temáticas, bem como na organização de coletâneas de trabalho de pesquisas e publicações, entre elas: brincar e escola: o que as crianças têm dizer?e Práticas Lúdicas e Relações Intergeracionais: a infância em diferentes temporalidades. Dedica-se aos Estudos da linguagem no enfoque discursivo e nos estudos culturais e deocoloniais voltados para a problemática das Relações étnico-raciais e políticas de ação afirmativa.
graduate at Psicologia from Universidade Federal de Pernambuco (1978), master's at Education from Universidade Federal do Ceará (1990) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Ceará (2001). He is currently professor adjunto iv at Universidade Federal do Ceará. Has experience in Psychology, focusing on Psychology of the Human Development, acting on the following subjects: diversidade cultural, educação infantil, discurso, contexto social and brincadeira.