Publicações no BrCris
 

Rosamaria Luiza de Melo Rocha

Rosamaria Luiza (Rose) de Melo Rocha é doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP), com estágio pós-doutoral concluído em Ciências Sociais/Antropologia (PUC-SP), em Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (CLACSO) e pós-doutorado Sênior junto ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), linha de pesquisa em Artes, Gêneros e Sexualidades do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS). É professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP, onde também atuou como coordenadora (janeiro de 2011 a fevereiro de 2015), e atual coordenadora do Programa de Mestrado Interinstitucional em Comunicação e Consumo ESPM/IELUSC. Tem experiência no estudo e no ensino das relações entre imagens e imaginários; estética, política, comunicação e consumo; comunicação, questões raciais e de gênero; e artivismos musicais de gênero. Dedica-se à investigação das culturas juvenis e urbanas brasileiras, atualmente sob dois enfoques prioritários: 1) relação entre ativismos, politicidades, audiovisibilidades e entretenimento, com ênfase em questões raciais, geracionais e de gênero; 2) relação entre expressões estéticas, comunicação e consumo, com ênfase em experiências e formas dissensuais e desviantes. Recebeu o Prêmio Intercom (1999) de melhor tese de doutorado brasileira em Comunicação defendida em 1998. Foi coordenadora do GP "Comunicação e Culturas Urbanas" da Intercom (2009-2013) e vice-coordenadora do GT "Imagem e imaginários midiáticos" da Compós. É coordenadora do GT "Comunicação, consumo e novos fluxos políticos: ativismos, cosmopolitismos, práticas contra-hegemônicas" do Comunicon e do GT "Comunicação, Gêneros e Sexualidades" da Compós (2021-2022). Participa desde 2009 da rede de investigação CLACSO, no Grupo de Trabalho "Juventudes y Infancias", do qual foi uma das fundadoras, participando atualmente da equipe de comunicação e da coordenação de eixo no GT. É também coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq "Juvenália: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo". Foi editora da E-Compós (Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação) (março de 2008 a março de 2011). Tem livros publicados em coautoria e diversos artigos em revistas acadêmicas do Brasil e da América Latina sobre os seguintes temas: estudos sobre juventude; estudos sobre comunicação e gênero, ativismos, politicidades e expressões estéticas; teorias da imagem, da comunicação e do consumo. Atua como consultora ad hoc de agências de fomento.
graduation at Comunicacao Social from Universidade Federal de Minas Gerais (1985), master's at Comunication from Universidade Metodista de São Paulo (1992) and doctorate at Comunication from Universidade de São Paulo (1998). He is currently full professor at Escola Superior de Propaganda e Marketing. Has experience in Comunication, focusing on Comunication, acting on the following subjects: comunicação e consumo, comunicação, consumo, juventude and imagem.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •