Publicações no BrCris
 

Rodrigo Lema del Rio Martins

Doctor and Master in Physical Education from the Federal University of Espírito Santo (UFES). Specialist in School Management (UFES). Full Degree in Physical Education from the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ). Adjunct Professor at UFRRJ, teaching in the undergraduate course in Physical Education and in the Graduate Program in Physical Education in the National Network (PROEF). Teaching experience in Lato Sensu Specialization courses in the areas of Physical Education and Educational Management and in Basic Education, in the stages of Early Childhood Education, Elementary School I and II and High School, in the regular, technical and EJA modalities. Experience as School Director in municipal (Vitória/ES) and State (Espírito Santo) public networks. Member of the National Board of the Brazilian College of Sports Sciences (CBCE), since 2021, having been a member of the Scientific Committee of the GTT School of the CBCE between 2019 and 2021. Leader of the Learning Center for Children and their Activities (NAIF) and Leader of the Research Group on Teaching in Physical Education (GPDEF). Currently, the focus of research is on the themes: Early Childhood Education, Initial and continuing teacher training, Public Policies in Education and Physical Education, Pedagogical Practices and Curriculum. Organizer of the work: "Contemporary Challenges for Brazilian Physical Education" (CRV, 2020).
Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão Escolar (UFES). Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor Adjunto da UFRRJ, lecionando no curso de graduação em Educação Física, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), no qual exerce a coordenação. Experiência docente em cursos de Especialização Lato Sensu nas áreas de Educação Física e Gestão Educacional e na Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e EJA. Experiência como Diretor Escolar nas redes públicas municipal (Vitória/ES) e Estadual (Espírito Santo). Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) desde 2021. Membro do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UFRRJ. Coordenador de Tutoria do Programa PET-Saúde, financiado pelo Ministério da Saúde. Docente-Orientador do Programa Residência Pedagógica financiado pela Capes/Ministério da Educação. Coordenador Pedagógico dos Projetos Esportivos de Extensão "Atletas Inteligentes" e "Baixada Social", ambos financiados pelo Ministério dos Esportes. Vice-líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e Líder do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF), ambos registrados no CNPq/Ministério de Ciência e Tecnologia. Organizador da obra: "Desafios contemporâneos para a Educação Física Brasileira" (CRV, 2020). Atualmente, o foco das pesquisas incidem sobre as temáticas: Educação Infantil, Formação inicial e continuada de professores, Políticas públicas em Educação e Educação Física, Práticas pedagógicas e Currículo.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

publicações selecionadas