Publicações no BrCris
 

Maria Helena Clarindo Gabriel

.
Graduada em Letras, licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Ceará (2000), Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras - INGLÊS - Universidade Estadual do Ceará (2003) e Especialista em Estudos da Tradução pela UFC (2013). Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual Ceará (2016). Doutoranda no Programa de Linguística da Universidade Federal do Ceará. Membro do GELP-COLIN, Grupo de Estudos sobre Linguagem e Pensamento/Cognição e Linguística vinculado a Universidade Federal do Ceará-UFC/CNPq, atuando principalmente em nos eixos de pesquisa: Linguística Cognitiva (linguagem figurada, metáforas, framings, e story-tellings), Linguística Aplicada ( aquisição e ensino de línguas, formação de professores, formação de professores de línguas, planejamento de cursos de línguas e ensino de língua integrado ao conteúdo) e Análise do Discurso e Conversação (polidez e estudos da face). Membro-pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática (NIPRA) e integra o Grupo de Pesquisa Por uma Pragmática Cultural: Cartografias Descoloniais e Gramáticas Culturais em Jogos de Linguagem do Cotidiano (PRAGMA CULT) vinculados ao PosLA/UECE. Participa do Programa de Extensão Viva a Palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra na periferia de Fortaleza. Atualmente é professora da educação básica da Área de Linguagens e Códigos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Na Educação Superior, possui experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, Formação de Professores, e Ensino da Língua Inglesa.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •