Publicações no BrCris
 

Dr. Cleudemar Alves Fernandes

Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia; atua na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos; é líder do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos nessa universidade (LEDIF/UFU/CNPq). Possui Mestrado (1997) e Doutorado (2001) em Linguística/Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo, ambos com bolsa da CAPES; e Pós-Doutorado (2011), junto à UNESP-CAr, com bolsa do CNPq como Pesquisador Sênior, sobre o tema Análise do Discurso e Michel Foucault; e Pós-Doutorado (2020) em História Cultural na UNICAMP, sobre o tema Cartografia descontínua do corpo na história do presente. É autor dos livros: FERNANDES, Cleudemar Alves; SÁ, Israel de. Análise do Discurso: reflexões introdutórias. Campinas: Pontes, 2021. v. 1. 160 p. FERNANDES, Cleudemar Alves. Discurso e Sujeito em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2012. v.1. 106 p. FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do Discurso - reflexões introdutórias. 3. ed. São Carlos: Claraluz, 2008. v. 1. 128 p. FERNANDES, Cleudemar Alves . (Re) Tratos Discursivos do Sem-Terra. Uberlândia: EDUFU, 2007. v. 1. 188 p. É organizador de vários livros na área de Análise do Discurso e autor de vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, e atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso; Michel Foucault; discurso literário; discurso político; inter-relação linguística e história; sujeito, identidade e subjetividade; teoria e análise linguística.
graduate at Letras from Universidade Federal de Goiás (1990), master's at Linguistics from Universidade de São Paulo (1997) and ph.d. at Linguistics from Universidade de São Paulo (2001). Has experience in Linguistics, acting on the following subjects: discurso, sujeito, história, sentidos and análise do discurso.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •