Publicações no BrCris
 

Ursula Rosa da Silva

Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, atuando nesta universidade desde 1995. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Educação (UFPEL/2009). Atualmente é vice-reitora da UFPel, foi Diretora do Centro de Artes da UFPel, de 2013 a 2021. É professora do programa de Mestrado em Artes Visuais (UFPel), atuando na linha de Ensino da Arte e Educação Estética. Foi professora no Mestrado de Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPEL), de 2007 a 2012, atuando na linha de Memória e Identidade. É líder do grupo de pesquisa: Caixa de Pandora: Estudos em Arte, gênero e Memória, junto ao CNPq. Desenvolve os projetos de pesquisa: A Caixa de Pandora- mulheres artistas e mulheres pensadoras no século XX, e Revisitando o ILA (1969-1989), Coordena o SIGAM: Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória, que ocorre bienalmente em Pelotas (2008/2009/2011/2014/2016/2019). Coordenou o Projeto Arte na Escola (Pólo UFPEL) de 2010 a 2013. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Filosofia da arte e estética. Principais publicações como autora ou co-autora: A Linguagem Muda e o Pensamento Falante - sobre a filosofia da linguagem em Maurice Merleau-Ponty (EDIPUCRS, 1994); A História da Arte em Pelotas - a pintura de 1890 a 1980 (EDUCAT, 1996); Elementos de Estética (EDUCAT, 2004); Nelson Abott de Freitas e a Crítica das Artes Visuais (ED.UFPel, 2004); A Crítica de Arte em Ângelo Guido (Appris, 2011); Memórias e Perspectivas Contemporâneas da Arte/Educação no RS (Ed. UFPel. 2013); ebook Transgressões de Pandora: subjetividades e Polifonias (Ed. UFPel , 2018); A Arte de Arlnda Nunes (Ed. UFPel. 2019); Harly Couto: Arte como marca de vida (Ed. UFPel. 2020). Orcid https://orcid.org/0000-0003-0815-6942
graduate at Licenciatura Plena Em Filosofia from Universidade de Caxias do Sul (1988), master's at Philosophy from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) and ph.d. at History from Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Has experience in Arts, focusing on Arts Criticism, acting on the following subjects: arts, memory, art´s critic, ensino de filosofia and história da arte. it do Sul (2002). Now it studies Doctorate in Education (UFPEL, since 2006). attached Teacher of the Universidade FEderal de Pelotas, since 1995. She is teacher of the master's degree program in Social Memory and Cultural Patrimony (UFPEL), acting in the line of Memory and Identity. She is leader of the research group: NEAP - nucleus of studies in arts and patrimony, close to CNPq. She develops the research projects: The Box of Pandora - women artists and women thinkers in the century XX, and Memory and History: the art critic in the newspapers of Balls, from 1950 to 2000, projects that count on three grant holders of scientific initiation (CNPq and FAPERGS). it Coordinated in 2008 the I PROCEED: Symposium about Gender, Art and Memory, national event in Balls. He/she has experience in the area of Arts, with emphasis in Critic of the Art, Philosophy of the art and aesthetics, acting mainly in the following themes: art critic, art, history of the art, aesthetics and contemporary art. He/she has also been working in the theme of the interdisciplinaridade relating the philosophy teaching and art.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •