Graduação em Educação Musical (2000); mestrado em Etnomusicologia (2002) pela EMUS-UFBA; doutorado em Educação (2011) com ênfase em Arte-Educação pela Universidade Siegen - programa INEDD - Alemanha. Desde 2002 professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para as disciplinas Arte-Educação; Iniciação Musical; Processos de Criação; Artes Visuais na Contemporaneidade; Referencias teóricas e metodológicas do Ensino de Artes; Ludicidade; Antropologia e Musica entre outros. Focalizadora em Danças Circulares e Sagradas (Formação de três anos por Sirlene Barreto-Viva a Dança). Especialização em terapia trans-pessoal pela ICDEP (2005-2011), reconhecido pelo MEC.
Pesquisadora do Samba de Roda do Recôncavo Baiano desde 2001, com vários projetos e publicações de pesquisa, extensão e produção cultural, mediante os projetos de pesquisa e extensão: Tradições do Samba na Bahia (2004 - 2022); Mostra do Samba de Roda I e II (2005 e 2012); Cantador de Chula (2009); Raizes do Samba de Tocos (2013); A Cartilha do Samba Chula (2016); Mestre Aurino de Maracangalha (2022). Autora do livro "Cantador de Chula - Samba antigo do Recôncavo Baiano - Salvador: Pinauna, 2016". Trabalha e pesquisa na interface de Etnomusicologia; Educação Musical; Artes, Estéticas e Estudos culturais e decoloniais, com ênfase nas interfaces de músicas, danças, artes, performances e rituais afro-indígenas e populares; tradição - contemporaneidade; tradições cênico-poético-musicais de matriz africana; geografia cultural, memória regional e histórias de vida. Elaborou, coordenou e contribuiu com vários projetos de pesquisa e produção cultural com samba de roda e culturas populares na Bahia e Nordeste, buscando o diálogo entre culturas populares, tradições orais, geografias culturais e práticas estéticas contemporâneas, para elaborar novos caminhos, metodologias, fundamentos teórico-práticos e epistemológicos no campo das culturas e músicas negras e afro-indígenas. Coordenadora do 1. e 2. Fórum de Educação Musical da Bahia (FEMBA 2012 - FEMBA 2013) com ênfase no tema Musica e Cultura. Pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo de Tradições Orais e Patrimônio Imaterial (NUTOPIA) desde de 2008. Desde 2013, professora colaboradora no Mestrado Profissional em Música (PPGPROM-UFBA: Educação musical com interfaces para etnomusicologia, estudos culturais e música da diáspora africana. De 2016 - 2019, professora na Pos-Critica - UNEB, Campus II: disciplina "Tradição Oral e Cultura Popular". Coordenadora do Dossiê 48 "Musica e Educação - uma relação interdisciplinar e pluricultural" da Revista da FAEEBA - 2017. Coordenadora do Dossiê "Estudando o Samba..." da Revista Pontos de Interrogação da Pos-Critica UNEB - 2018.
Coordenadora do projeto de ensino e extensão "Ethno Bahia - Ensino-aprendizagem das músicas do Mundo no diálogo com as músicas do Brasil", com duas edições realizadas em 2018 e 2019/2020. Coordenadora do projeto de pesquisa e extensão: "Koringoma - caminhos, territórios e saberes de pedagogias musicais afro-baianos" no CEPAIA - UNEB desde de 2018, com bolsistas PROAF-UNEB. Coordenadora do projeto e grupo de pesquisa "Koringoma - Laboratório das memórias e práticas cênico-poético-musicais das culturas populares, negras e indígenas na América Latina", com bolsistas PROAF - UNEB (2019-2022). Professora do PPGEAFIN - UNEB nas disciplinas CULTURA, EDUCACAO e MEMORIA e CULTURA: PRÁTICAS E COSTUMES DOS NEGROS BRASILEIROS desde 2019.
bachelor's at Música from Universidade Federal da Bahia (2000), master's at Music from Universidade Federal da Bahia (2002) and doctorate at Doutorado internacional em Ciencias da Educação from Universidade Siegen (2011). Has experience in Arts, acting on the following subjects: patrimonio imaterial, samba de roda, cultura popular, samba chula and educação musical.