Publicações no BrCris
 

Erico José Souza de Oliveira

Professor Titular da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN-UnB) . Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares (PPGCULT), da Universidade Federal de Sergipe. Possui Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (1991-1995), Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2000-2002) , Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2002-2006), Estágio Sanduiche na Université Paris X-Nanterre (2003-2004), com BOLSA CAPES, Pós-Doutorado em História da Encenação pela Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle em Paris (2007-2009) com estágios em Biomecânica Teatral no Centro Internacional de Biomecânica Teatral de Meierhold, em Perúgia (Itália), com BOLSA CAPES e Estágio Sênior na Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis (2015-2016) sobre transculturalidade na pedagogia do trabalho com máscara na Escola Jacques Lecoq (Paris), com estágio de um ano na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq (Paris), com BOLSA CAPES. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Encenação, Metodologia da Encenação e Preparação de Elenco, e nos seguintes temas: práticas culturais, espetacularidade, teatro físico, máscara, cavalo marinho, decolonialidade, racismo e artes cênicas e Biomecânica Teatral de Meierhold, É autor do livro "A roda do mundo gira: um olhar sobre o Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Condado-PE)", pelo SESC - Pernambuco (2006) e organizador dos livros: "Tradição e Contemporaneidade na Cena do Cavalo Marinho", pelo PPGAC-UFBA (2012); ?Matrizes Estéticas na Cena Contemporânea diálogos entre culturas, práticas, pesquisas e processos cênicos?, pela EDUFBA (Editora da Universidade Federal da Bahia), em 2021, e do E-book ?ARTES CÊNICAS E DECOLONIALIDADE Conceitos, Fundamentos, Pedagogias e Práticas?, publicado pela Editora E-Manuscrito (São Paulo), em 2022. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Poéticas, Processos e Pedagogias da Encenação Contemporânea (G-PEC), filiado ao CNPq, desde 2006. É coordenador de projetos PIBIC, PIBIARTES, PROCEAO, sobre encenação e cultura afro-brasileira, sobre texto e encenação; do projeto de pesquisa CORPO-MÁSCARA: Uma poética cênica de A Hora da Estrela w Pulsações, de Clarice Lispector, 2015-2023 (Projeto Interinstitucional entre A UFBA e a UFRJ). Coordenou os Projetos de Pesquisa CONTOS DE AZEVICHE (Financiado pelo Programa da PROEXT-UFBA) e CORPO-MÁSCARA COMO PROCEDIMENTO TRANSCULTURAL NAS POÉTICAS DE VSEVOLOD MEIERHOLD E JACQUES LECOQ. Atualmente coordena o projeto de pesquisa ARTES CÊNICAS E DECOLONIALIDADE (CEN-UnB) e ?ARTES CÊNICAS E UNIVERSIDADE: (re)pensamento curricular de intervenções antirracistas?, contemplado com financiamento na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022-PRÓ-HUMANIDADES: Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidade. Possui espetáculos encenados no Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Mont-Saint-Jean (França), Porto (Portugal), e em outras cidades brasileiras. Encenador, Ator, Iluminador, Produtor Cultural, Bailarino Popular, Figurinista, Cenógrafo.
graduate at from Universidade Federal de Pernambuco (1996), master's at Arts from Universidade Federal da Bahia (2002) and ph.d. at Arts from Universidade Federal da Bahia (2006). Has experience in Arts, focusing on Theatral Direction, acting on the following subjects: cultura popular, espetacularidade, cavalo marinho, encenação teatral and festa.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •