Prof. Dr. juarez Vieira do Nascimento
Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998) reconhecido pela UFRGS (2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial, desenvolvimento profissional, voleibol, ensino dos esportes, treinamento técnico-tático, currículos e programas.
graduate at Licenciatura em Educação Física from Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), master's at Fitness from Universidade Federal de Santa Maria (1988) and ph.d. at Ciências do Esporte from Universidade do Porto (1998). Has experience in Fitness, acting on the following subjects: educação física, formação inicial, voleibol, formação profissional and currículos e programas.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
Visão geral
Publicações
publicações selecionadas
- O QUE SÃO LIFE SKILLS E COMO INTEGRÁ-LAS NO ESPORTE BRASILEIRO PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO POSITIVO DE JOVENS?
- Perfil das teses do PPGEF/UFSC no período de 2009-2019: uma análise a partir das áreas de concentração
- Conceptions and leadership principles of high-performance brazilian soccer coaches
- Adaptación y validación del instrumento Percepción del Alumno Aprendiz sobre la Formación Inicial en Educación Física (PEEFI)
- Theoretical-conceptual structure of the knowledge base for teaching dance in initial training in physical education
- 'Attitudinal, conceptual and procedural dimensions of the knowledge of trail guides in national parks.'
- Fontes de conhecimentos dos treinadores: estudo de caso das seleções brasileiras masculinas de handebol
- Pedagogical principles of constructivist-oriented teaching practices in team sports
- O conhecimento de base do profissional de Educação Física do Brasil
- Deliberate Practice, Functional Performance and Psychological Characteristics in Young Basketball Players: A Bayesian Multilevel Analysis
- Performance, motivation, and enjoyment in young female basketball players: An interdisciplinary approach
- WHAT ARE LIFE SKILLS AND HOW TO INTEGRATE THEM WITHIN SPORTS IN BRAZIL TO PROMOTE POSITIVE YOUTH DEVELOPMENT?
- O Sport Education Model como possibilidade formativa: uma experiência na formação inicial em Educação Física
- Researcher, Coach Developer, and Coaches Perspectives on Learner-Centered Teaching in a Rugby Coach Education Program
- O POTENCIAL DO RUGBY PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A VIDA
- Composite vignettes of former Brazilian high-performance volleyball athletes? perspective on life skills learning and transfer
- Sports and school involvement and performance: a systematic review of literature
- O legado de Niède Guidon no semiárido brasileiro: a percepção de condutores de visitantes do Parque Nacional Serra da Capivara
- Construção e Validação Preliminar do Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-Tático no Futsal
- AUTOEFICÁCIA NO ENSINO SUPERIOR E SATISFAÇÃO COM AS EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
- Development and validation of the perceived influences on sport and study assessment scale
- Analysis of tecnical-tactical training tasks of U-16 female handball teams
- Technical-tactical performance in basketball: Evaluation of gaming actions according to specific positions
- Autoeficácia docente e fatores associados à prática docente de professores universitários de educação física
- Conteúdos e suas dimensões na Educação Física escolar no Ensino Fundamental: um estudo de revisão
- Principios de juego y estrategias de entrenamiento de entrenadores de jóvenes en fútbol elite
- Cross-Cultural Adaptation and Psychometric Properties of the Portuguese Coaching Life Skills in Sport Questionnaire
- CRENÇAS SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO ORIENTADAS AO CONSTRUTIVISMO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
- Percepções sobre um projeto esportivo organizado para o desenvolvimento de habilidades para a vida
- Self-efficacy of university students in Physical Education: Association with personal, academic and professional characteristics
- TEACHING SELF-EFFICACY AND FACTORS ASSOCIATED WITH THE TEACHING PRACTICE OF PHYSICAL EDUCATION FACULTY
- Preocupações de Professores Supervisores de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física
- Historical aspects and current challenges of Physical Education policies: a survey of Brazilian programs and actions
- Análise de uma iniciativa federativa para a formação continuada de treinadores de basquetebol
- Analysis of technical-tactical training tasks of u-16 female Handball teams
- Experiences of Student Coaches in Brazilians University Teams: a possibility for the coach education process
- Perfil das teses do PPGEF/UFSC no período de 2009-2019: uma análise a partir das áreas de concentração
- Steps and Mismatches: Dance in Initial Physical Education Training Curriculum
- CONSTRUCCIÓN DEL MODELO DE JUEGO EN BALONMANO
- Processo de formação esportiva: estágios de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino
- EXPLORING BELIEFS ABOUT TEACHING SPORTS: APPROACH TO CONCEPTUAL CHANGE IN TEACHER EDUCATION
- CARACTERÍSTICAS PEDAGÓGICAS DAS TAREFAS DE TREINO: ESTUDO DAS SELEÇÕES FEMININA E MASCULINA DO HANDEBOL BRASILEIRO
- Fuentes de conocimiento de los entrenadores: estudio de caso de las selecciones brasileñas de balonmano masculino
- AMBIENTE PERCEBIDO NA FORMAÇÃO INICIAL: INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
- PEDAGOGICAL PRINCIPLES OF CONSTRUCTIVIST-ORIENTED TEACHING PRACTICES IN TEAMS PORTS
- Passos e descompassos: a dança nos currículos de formação inicial em educação física
- Adaptation and validation of the instrument Perception of Student-Trainee about the Initial Training in Physical Education (PEEFI)
- Preocupações de docentes de Educação Física: associação com o nível de ensino e o vínculo institucional
- Beliefs about constrictivist-oriented teaching practices: a study with elementary physical education teachers
- Atuação profissional nos esportes de aventura: estudo de caso com uma treinadora de surfe
- PASSOS E DESCOMPASSOS: A DANÇA NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
- Fontes de Conhecimentos dos Treinadores Paranaenses de Basquetebol
- Acampamento como estratégia de desenvolvimento esportivo: o modelo proposto para o handebol brasileiro
- EXPLORING BELIEFS ABOUT TEACHING SPORTS: APPROACH TO CONCEPTUAL CHANGE IN TEACHER EDUCATION
- Relationships of field-normalized and non-normalized scientometrics with the Physical Education Web-Qualis grades
- APRENDIZAGEM DO TREINADOR ESPORTIVO COMO UM PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL: UMA PERSPECTIVA À PESQUISA CIENTÍFICA
- Profile of the graduates of the phd course of the postgraduate program in physical education: a case study at Federal University of Santa Catarina (2006 to 2018)
- Experiências de estudantes-treinadores em educação física: uma perspectiva biográfica de aprendizagem
- Ambiente de ensino-aprendizagem na formação inicial universitária de educação física
- SYSTEMATIZATION OF HANDBALL TEACHING MODELS IN PLAYER TRAINING
- Practice context on sport development of elite Brazilian volleyball athletes
- Características pedagógicas de las tareas de entrenamiento: estudio de los equipos femenino y masculino de balonmano brasileño. 
- A Formação Inicial Universitária em Educação Física e Desportos: uma abordagem sobre o ambiente percebido e a auto-percepção de competência profissional de formandos brasileiros e portugueses
- As Expectativas dos Universitários em relação a Educação Física no Terceiro Grau: uma abordagem qualitativa
- Voleibol escolar: caracterização das escolas/municípios participantes dos jogos escolares de Santa Catarina.
- Psychosocial development and mental health in youth Brazilian club athletes: examining the effects of age, sport type, and training experience
- Relative Age Effect on basketball: implications for the selection of successful players (Efecto de la edad relativa en el baloncesto: implicaciones para la selección de jugadores exitosos)
- Relative Age Effect on basketball: implications for the selection of successful players
- Adaptation and Validation of the Constructivist Teaching Practices Inventory in Elementary Physical Education (CTPI-EPE) for Brazilian Physical Education Pre-Service Teachers
- Estructura pedagógica del entrenamiento técnico-táctico en categorías de formación de balonmano femenino
- Revisión sistemática de las influencias sociales en el deporte: apoyo de la familia, entrenadores y compañeros de equipo
- Autoeficácia de estudantes universitários de educação física: associação com características pessoais, acadêmicas e profissionais
- Estructura pedagógica del entrenamiento técnico-táctico en categorías de formación de balonmano femenino
- Challenges in promoting positive youth development through sport
- Crenças sobre práticas de ensino construtivista: um estudo com professores de Educação Física do ensino fundamental
Pesquisas
leader of
- Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte - NUPPE Grupo de Pesquisa
Ensino
theses/dissertations advising
- Avaliação das capacidade técnico-táticas no voleibol infantil feminino
- A educação física no ensino médio e técnico :: o caso do Sistema Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina /
- Competências na formação do professor de Educação Física: um olhar acerca da atitude
- Autoeficácia docente de professores de educação física: uma abordagem nos ciclos de desenvolvimento profissional
- A aprendizagem profissional de treinadores desportivos: Análise das estratégias de formação inicial em Educação Física
- Trajetória docente no magistério público estadual: histórias de vida de professores de Educação Física
- Carreira docente em Educação Física: uma abordagem na construção da trajetória profissional do professor
- Estrutura da prática pedagógica dos professores do curso de graduação em Educação Física: um estudo de caso
- A contribuição da formação continuada para a intervenção de profissionais de Educação Física na área da saúde.
- Estilos de pensamento nos atos de currículo e no currículo em atos na formação inicial em Educação Física
- Construção e validação de um instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático nas categorias de formação do voleibol
- SABERES PROFISSIONAIS DOS CONDUTORES DE TRILHAS DE LONGA DURAÇÃO PARA ATUAÇÃO EM PARQUES NACIONAIS: contribuições para formação inicial em Educação Física.
- O processo de socialização ocupacional de estudantes do curso de graduação em Educação Física da UFSC
- Formação Profissional
- Concepções e princípios de prática de liderança de treinadores: um estudo com treinadores de alta performance no futebol brasileiro
- Construção e Validação do Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-tático (IAD-VB) nas Categorias de Formação no Voleibol
- ESTRUTURA CURRICULAR E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE TREINADORES DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY
- Cenários de inovação para a formação inicial em Educação Física: Reinterpretação da estrutura teórico-conceitual da base de conhecimentos para o ensino da dança.
- Prática Pedagógica de Professores de Educação Física: um estudo de casos na rede pública estadual em Florianópolis - SC
- A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: um estudo com estudantes-estagiários de cursos de formação de professores em Florianópolis/SC.
- Pós-Graduação em Educação Física: inserção de egressos no mercado de trabalho
- Avaliação do desenvolvimento da capacidade técnico-tática em equipes de voleibol infantil masculino catarinense
- A construção do conhecimento como um processo de participação social: estudo de caso com uma treinadora de surf
- Ginástica Rítmica: processo de ensino-aprendizagem-treinamento no desenvolvimento de atletas da categoria infantil
- Nível de desempenho técnico-tático das equipes catarinenses de voleibol nas categorias de formação
- O trabalho docente na formação inicial em Educação Física: reflexões epistemológicas...
- A Formação Continuada e suas implicações ao professor de Educação Física da Educação infantil de Florianópolis (SC)
- Nível de desempenho técnico-tático das equipes de voleibol catarinense dos escalões de formação
- O processo de formação dos professores de Dança de Florianópolis-SC
- Avaliação das capacidades técnico-táticas na modalidade de voleibol infantilfeminino
- As Competências Específicas do Profissional de Educação Física: um estudo Delphi
- Qualidade de vida do trabalhador docente em Educação Física do magistério Público Estadual do Paraná
- A extruturação da prática pedagogia dos professores que atuam no curso de graduação em educação física: um estudo de caso
- CONSTRUÇÃO DO MODELO DE JOGO DAS SELEÇÕES BRASILEIRAS MASCULINAS JUVENIL E ADULTA DE HANDEBOL
- Impacto da disciplina qualidade de vida na mudança de comportamento para a prática de atividades fíiscas em estudantes universitários
- Qualidade de vida na carreira profissional de professores de Educação Física do magistério público estadual/RS
- Metamorfoses na Avaliação em Educação Física: da formação inicial à prática pedagógica escolar
- AS COMPTÊNCIAS PROFISSIONAIS DOS TREINADORES ESPORTIVOS
- A aprendizagem profissional de treinadores esportivos: estratégias da formação inicial em Educação Física
- Situação profissional dos doutores egressos dos Programas de Pós-graduação em Educação Física do Brasil
- APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE GESTORES DE FEDERAÇÕES ESPORTIVAS CATARINENSES
- Bem estar do trabalhador docente em Educação Física da Região Sul do Brasil
- A formação técnico-tática de jogadores de futsal nas categorias sub-13 e sub-15: análise do processo de ensino-aprendizagem- treinamento
- Avaliação do desenvolvimento da capacidade técnico-tática no processo de ensino-aprendizagem-treinamento em equipes de voleibol infantil masculino catarinense
- A Indisciplina na educação física escolar
- Fontes de autoeficácia pedagógica de estudantes-treinadores: um estudo no curso de bacharelado em Educação Física
- As competências profissionais de treinadores esportivos
- Formação continuada do profissional de Educação Física: contribuição para intervenção na área da saúde
- Metamorfoses na avaliçaõ em Educação Física: da formação inicial à prática pedagógica escolar
- Qualidade de vida na carreira docente em Educação Física do magistério público estadual de Santa Catarina
- A formação continuada e suas dimensões ao professor de Educação Física da Educação Infantil de Florianópolis (SC)
- Planejamento e implementação de conteúdos na Educação Física Escolar: percepção de professores do ensino fundamental
- Processo de formação esportiva: estudo em ambiente de sucesso no desenvolvimento de talentos do basquetebol feminino
- Atividade física em educação física: da disciplinarização ao prazer da expressão corporal /
- SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO SUPERIOR
- FORMAÇÃO ESPORTIVA DE ATLETAS DE ELITE: um estudo com as seleções brasileiras de voleibol
- Desenvolvimento tático-técnico no handebol masculino: estratégias utilizadas nos acampamentos nacionais promovidos pela Confederação Brasileira de Handebol
- Desenvolvimento do ensino centrado no aprendiz na formação inicial em Educação Física
- Qualidde de vida do trabalhador docente em Educação Física do magistério público estadual do Paraná
- Treino Tático no Futebol: efeito das modificações de jogos reduzidos
- FONTES DE AUTOEFICÁCIA PEDAGÓGICA DE ESTUDANTESTREINADORES: UM ESTUDO NO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
- FORMAÇÃO CONTINUADA EM EXERCÍCIO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: contribuições para a prática pedagógica
- Prática pedagógico de professores de Educação Física no Ensino Fundamental: contribuição da formação inicial e continuada
- Autoeficácia discente na formação inicial em educação física
- A construção das competências pedagógicas através da prática como componente curricular na formação inicial em educação física
- Impacto da disciplina de Qualidade de Vida na mudança de comportamento de estudantes universitários
- O percurso profissional dos professores de educação física :: rumo a prática pedagógica /
- Estruturação das sessões de treinamento técnico-tático nos escalões de formação do futsal
- Educação Física Curricular no 3º Grau: proposta de estruturação com base na avaliação do estilo de vida dos estudantes da UNIVILLE
- Ginástica rítmica: estudo do processo de ensino-aprendizagem-treinamento com suporte na teoria ecológica
- Sucesso e insucesso no basquetebol feminino adulto de Santa Catarina: percepção de atletas e treinadores
- O processo de formação dos professores de dança de Florianópolis
- O ensino da educação física: uma visão teórica - prática no ensino fundamental - um estudo de caso /
- O percurso profissional dos professores de educação física :: rumo a prática pedagógica /
- Construção do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores de Educação Física
- O futuro das atividades físicas de lazer e recreação ligadas à natureza e a educação ambiental /
- Análise do processo de ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol mirim masculino catarinense: Um estudo de casos.
