Roberta Jorge Luz
Doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP (IA-UNESP) na área de Arte e Educação, Linha de Pesquisa: Processos Artísticos, Experiências Educacionais e Mediação Cultural, sob orientação do Prof. Dr. João Cardoso Palma Filho. Mestra em Artes na área de Arte e Educação pelo IA UNESP (2015). Possui Especialização em Linguagens das Artes pelo CEUMA-USP (2010), Artes para Professores do Ensino Fundamental e Médio pelo NEAD - UNESP/ REDEFOR (2011) e Dança e Consciência Corporal pela UGF (2012). Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pelo Centro Universitário Nossa senhora do Patrocínio CEUNSP (2000) , em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar do Ensino Fundamental e Médio pela UNINOVE (2006) e em Teatro pela UniÍTALO (2022). É integrante do GPPCE-Arte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Curriculares para o Ensino de Arte na Educação Básica), liderado pelo Prof. Dr. João Cardoso Palma Filho (Instituto de Artes da UNESP) e do GIAPE (Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais), coordenado por Profª. Drª. Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi (UFSCar Campus Sorocaba). Atua como Professora Coordenadora de Arte no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Sorocaba (PCNP-Arte). Foi integrante em 2013 do Grupo de Referência de Arte participando da construção das Orientações Curriculares de Arte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Dança) e em 2018 e 2019 da construção dos Materiais de apoio para o Currículo Paulista de Arte junto a equipe da COPED (Coordenadoria Pedagógica) da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC- SP). Também atua como Revisora Conceitual do Componente Curricular Arte, no Centro de Mídias da SEDUC- SP e como Facilitadora nos cursos de graduação da UNIVESP. É associada a FAEB - Federação de Arte/Educadores do Brasil e da OPAÊ (Organização Paulista de Arte Educação). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Arte; Dança na escola; Formação professoras/es para o ensino de Arte; Linguagens artísticas na educação.
PHD studant, Master and specialist in Art Education from the Paulista State University "Julio de Mesquita Filho" - UNESP-SP. Specialist in Dance and Body Consciousness - Universidade Gama Filho - SP and in Languages of Art by the University Center Maria Antonia of USP. Graduated in Art Education and Pedagogy. Member of the Group of Studies and Research on Curricular Policies for Teaching Art in Basic Education, led by Prof. Dr. João Cardoso Palma Filho (Institute of Arts of UNESP). Member of the GIAPE Research Group on Childhood, Art, Educational and Psychosocial Practices, coordinated by Profª. Drª. Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi (UFSCar Campus Sorocaba) and Profª. Drª. Luciane Muniz Ribeiro Barbosa (UFSCar campus Sorocaba), and GPTeFE - Research Group, Theories and Fundamentals of Education led by Professor Marcos Francisco Martins (UFSCAR). Works as a Coordinating Teacher of Art at the Pedagogical Center of the Sorocaba Teaching Board (PCNP-Arte). Member of the Art Reference Group participating in the construction of the Curricular Art Guidelines for the Elementary School (Dance Language) with the CGEB/SEE-SP. Member of FAEB - Federation of Arte Educators of Brazil.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
