Publicações no BrCris
 

Glória Aparecida Alves Vianna de Oliveira

Doutora em Literatura Comparada pela UFF, mestre em Literatura Brasileira pela UFF, Bacharel em Letras pela UFRJ, onde também concluiu a Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa. Dedicou-se no mestrado e no doutorado ao estudo da obra e da fortuna crítica de Machado de Assis.Teve sua qualificação de doutorado, publicada pela Academia Brasileira de Letras e EditoraTopbooks, em volume organizado por J.L. JOBIM. Atua na Ensino Superior e na Educação Básica desde 1983. Ex-professora da FAHUPE, da UERJ e da UFRRJ, atua no Colégio Pedro II, onde exerceu a função de Diretora Geral do Campus Humaitá II. Atualmente lidera o Núcleo de Pesquisas Transdiscipinares do Colégio Pedro II, em Educação, Literatura e Sociedade e coordena a linha de pesquisa Estudos Literários e alteridade. Esta linha de pesquisa reúne estudos transdisciplinares sobre alteridade, considerando interfaces de cunho literário, histórico, filosófico, ético, estético e cultural, para pensar o lugar da diferença dentro da escola e estimular projetos e ações coletivas de intervenção no cotidiano escolar, cuja finalidade precípua seja promover o diálogo entre as diferenças. Palavras-chave: Ética, estética, filosofia, educação e alteridade.
Professora titular do Colégio Pedro II , doutora em Literatura Comparada pela UFF, mestre em Literatura Brasileira pela UFF, Bacharel em Letras pela UFRJ, onde também concluiu a Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa. Dedicou-se no mestrado e no doutorado ao estudo da obra e da fortuna crítica de Machado de Assis.Teve sua qualificação de doutorado publicada pela Academia Brasileira de Letras e EditoraTopbooks em volume organizado por J.L. JOBIM. Professora do Ensino Superior e da Educação Básica desde 1983. Ex-professora da FAHUPE, da UERJ e da UFRRJ, atua no Colégio Pedro II, onde exerceu, por quatro anos, a função de Diretora Geral do Campus Humaitá II. Atualmente trabalha no projeto Leitor em Formação, que busca investigar os estudos acadêmicos contemporâneos dedicados à temática da formação de leitores e estudar as repercussões e as alternativas da aplicação desses estudos na Escola Básica, tendo em vista a reformulação de currículos e a constante revisão da Prática de Ensino de Literatura. Palavra-chave: Escola, ensino, leitor, literatura.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •