Bachelor's at Antropologia from Universidade Federal da Bahia (1988) and master's at Educação e Contemporaneidade from Universidade Estadual da Bahia (2005). Has experience in Antropology, focusing on Antropology, acting on the following subjects: racism, anti-racism, africanity, black diáspora, children and adolescents, street situation, citizenship, human rights, capoeira angola, education for etnic-racial relations, etc.
Possuo Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1988); Especialização em Direitos Humanos (2001) e Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (2006); Doutorado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, pela Universidade Federal da Bahia (2018). Atualmente, meu desempenho acadêmico tem como foco a produção de artigos, livros, documentários sobre descolonização do conhecimento na perspectiva negra bem como sobre educação escolar quilombola.
Atuei na consultoria, formação, produção executiva de projetos na área de educação e direitos humanos e anti-racismo, voltada para crianças, adolescentes e jovens negros e pobres, por mais de 10 anos, em instituições como Projeto Axé, GAPA ? Grupo de Apoio a Aids da Bahia, CEDECA ? Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, Movimento de Organização Comunitária (MOC), etc. Tenho me dedicado a consultoria e produção executiva de projetos em organizações negras de Salvador como o Odara ? Instituto da Mulher Negra, Ceafro ? Igualdade Racial e de Gênero, Instituto Steve Biko,etc., desde 2001, trabalhando com as dimensões de direitos humanos, anti-racismo, igualdade racial e de gênero, voltados para jovens negras e negros. Venho atuando também em consultorias, pesquisas, elaboração e coordenação de projetos e políticas com as comunidades quilombolas do Brasil - seja na sociedade civil ou no setor público - a partir de 2008, com parceiros nacionais e internacionais como: a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO - Brasil), Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Fórum de Educação Escolar Quilombola da Bahia, Fundo Baobá, Instituto Reuna, Purpose, etc.
Com experiência docente em faculdades privadas, atualmente sou professora da educação básica na rede municipal de educação de Salvador (BA), atuando há 7 anos no território quilombola de Ilha de Maré e coordenando o projeto selecionado no edital nacional (CEERT) Ancestralidade Griot ? eu vim de Ilha de Maré quilombola, mano!