Ilca OLiveira de Almeida Vianna
Profissional com Bacharelado e Licenciatura Plena em Pedagogia e Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena/SP (1965), Mestrado em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992), Mestrado MBA em Gestão Universitária pela Universidade São Marcos/SP (1998) além de cursos realizados em Guanajuato, no México, Salamanca, na Espanha, Fribourg, na Suiça, Chicago, nos Estados Unidos da América do Norte, Buenos Aires, na Argentina e em Havana, Cuba, todos na área da docência e gestão em educação. Com profissional da educação atuou como docente, diretora e supervisora de escolas públicas de nível básico e docente, coordenadora de curso de graduação e pós-graduação, coordenadora pedagógica institucional, diretora acadêmica e pró-reitora de pesquisa e extensão em instituições do ensino superior.Sua atuação na área pedagógica sempre esteve voltada à educação continuada dos profissionais da educação, especialmente de docentes, contribuindo para que pudessem efetivar processo de construção de conhecimentos, habilidades, hábitos, competências e atitudes capacitando-os para a comunicação interpessoal mais adequada, para a resolução de problemas, intervenção em realidade, criação de novos produtos e seus processos, a partir de raciocínios mais complexos que a simples memorização, utilizando sistemáticas diferenciadas para o trabalho didático-pedagógico e para o processo de avaliação do desempenho discente. Na área administrativa foi pioneira na implantação do planejamento participativo na escola pública e na gestão democrática, participativa, estratégica, dialética e solidária de instituições de ensino básico e superior contribuindo para a formação de professores e gestores como líderes de pessoas, capacitados para a tomada de decisões necessárias ao planejamento, efetivação, avaliação e aperfeiçoamento do trabalho da escola e das quais devem participar, como protagonistas, representantes dos alunos, dos profissionais que nela trabalham, das famílias e da comunidade na qual está inserida. Na área Científica especializou-se na formação de alunos e docentes como pesquisadores, na orientação para elaboração de trabalhos científicos, em diferentes níveis de escolaridade e na elaboração de projetos de Pesquisa Institucional. Elaborou trabalhos científicos apresentados em eventos nacionais e internacionais. Foi membro de corpo editorial e integrante de comissões científicas de revistas científico-acadêmicas e de seminário internacional de pesquisa. lNa área Técnica-educacional orienta a elaboração de documentos legais, exigidos pelos órgãos superiores do sistema de ensino do país, para credenciamento de instituições de ensino, autorização, reconhecimento e renovação de autorização e reconhecimento de cursos em instituições de ensino básico e superior. Como assessora e consultora educacional orienta instituições de ensino básico e superior na busca de qualidade didático-pedagógica e ético-política para o seu trabalho de educação nas áreas envolvidas pelos cursos oferecidos, especialmente a partir de reuniões individualizadas e coletivas e projetos de educação continuada de docentes e gestores. Atualmente é Diretora Acadêmica do Centro de Ensino e Pesquisa "Francisco de Assis", Diretora Presidente da Francis Assessoria, Consultoria, Cursos e Eventos de São Bernardo do Campo/SP e Professora convidada pela Universitas Paulo Freire-UniFreire para o Curso de Pós-graduação em Currículo e Práticas de Ensino. É autora de livros e artigos na área da Educação, em nível básico e superior, e de Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. É Avaliadora Institucional do INEP/ MEC e integrante de Comissão de Especialistas que subsidiam o Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo no processo de renovação de reconhecimento de Universidades Estaduais Paulistas.
graduate at Pedagogia from Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1965), graduate at Filosofia from Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1965), master's at Mestrado Em Gestão Universitária from Universidade São Marcos (1998), master's at Supervisão e Currículo from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) and ph.d. at Education from Universidade de São Paulo (1992). Has experience in Education, acting on the following subjects: prática docente, educação, dimensões históricas, desafios and medina biomolecular.
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos