Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Concluiu, em 2008, qualificação em nível de pós-doutorado na UERJ sob a supervisão do Dr. Gaudêncio Frigotto; atuou na coordenação do GT Trabalho e Educação e no Comitê Científico da ANPED e integra o Conselho Editorial da Revista Trabalho & Educação (UFMG); é revisora de periódicos. Professora Titular em Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, do ensino fundamental, desde classes de alfabetização e EJA, ao ensino médio até a pós-graduação; atua na pós-graduação com ensino e pesquisa, abordando os seguintes temas: trabalho, cooperação e educação; movimentos sociais e educação, educação popular, educação rural/do campo, educação quilombola, políticas públicas e educação profissional. Concluiu orientações: 9 TTC de graduação, 10 Iniciação Científica, 31 de mestrado e 22 doutorado. Desenvolve pesquisas com o apoio do CNPq desde 2003; integrou o Projeto CAPES/GRICES (Brasil - Portugal) coordenado pela Drª Sonia Rummert, da UFF e Dr. Rui Canário da Universidade de Lisboa, Portugal, concluído em 2010. Desenvolve trabalhos de formação, orientação e pesquisa com movimentos sociais: Via Campesina, CONTAG, FETAG/RS e quilombolas articulados às experiências pedagógicas de trabalho-educação. Seu trabalho de formação e pesquisas sobre Educação do Campo foi reconhecido, em homenagem ocorrida no II SIFEDOC, realizado na UFSM em 2014, coordenado pela Profª Drª Carmen Rejane Wizniewsky. Coordenou o Grupo de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação - TRAMSE, da FACED/UFRGS, de 2000 a 2014, quando passou a Coordenação ao Prof. Dr. Jorge Alberto Rosa Ribeiro. Colaboradora do Observatório da Educação, Projeto: Realidade das escolas do campo na região Sul do Brasil. Diagnóstico e intervenção pedagógica com ênfase da alfabetização, letramento e formação de professores, envolvendo PPGE/UFSC/SC, PPGE/UFPel/RS, PPGE/UTP/PR, na modalidade Núcleos em Rede, com apoio da CAPES e do INEP.
graduate at Filosofia from Universidade Federal de Santa Maria (1973), master's at Education from Universidade Federal de Minas Gerais (1987) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Has experience in Education, focusing on Philosophy of the Education, acting on the following subjects: movimentos sociais e educação, trabalho e educação, políticas públicas, educação popular and educação profissional.