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Eduardo Zilles Borba

PhD in Information & Communication Sciences (Advertising) at University Fernando Pessoa (UFP, 2013) with the Doctoral Grant from Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT); MSc. in Communication Sciences at University Fernando Pessoa (UFP, 2008) with the Doctoral Grant from Alban Programe (Alban); Post-graduated in Marketing Communication at Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM, 2005). Bachelor's in Communication at University of Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2004). Nowadays works as professor and researcher in UFRGS. From 2014 to 2017 worked at CITI-USP (Interdisciplinary Center in Interactive Technologies in the University of Sao Paulo), Unisinos and Faccat. Have 22 years experience in Communication and Information: advertising, branding, design, marketing, digital animation, cyber culture, technology, narratives, journalism, immersion, communication psychology (behavior), IoT, A.I., virtual and augmented reality, simulation, innovation and interdisciplinary studies.
Pós-Doutor em Engenharia Eletrônica e Sistemas Digitais com pesquisa na imersão e efeito de presença em Realidade Virtual pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP, 2017). Doutorado em Ciências da Informação e Comunicação (Comunicação Publicitária) pela Universidade Fernando Pessoa (UFP/Portugal, 2013), sendo bolsista integral da Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Governo de Portugal (FCT) - título reconhecido no Brasil pelo Doutorado em Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestrado em Ciências da Comunicação pela mesma universidade portuguesa (UFP, 2008), sendo bolsista integral do Programa Alban (Comissão Europeia) - título reconhecido no Brasil pelo Mestrado em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Pós-Graduado em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM, 2005). Formado em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos, 2004). Atualmente é Professor Adjunto com dedicação exclusiva no Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS), onde também é Coordenador da Graduação de Publicidade e Propaganda (COMGRAD/PP). De 2014 a 2017, através do programa CNPq Atração de Jovens Talentos - que visa repatriar cérebros brasileiros com pesquisa de excelência no exterior - atuou como professor assistente e pesquisador no PPGEE e no Dep. Engenharia Eletrônica e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP. Hoje, colabora na USP com pesquisas no Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP) e no Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas (4C-USP) explorando temas como realidade virtual, realidade aumentada, interação humano-máquina, inovação nas práticas comunicacionais e tecnocultura. Entre 2016 e 2020 atuou como professor-convidado em PPGs: Faccat (Mestrado), ESPM-Sul (MBA e Especialização), LaSalle (MBA), Feevale (Doutorado e Mestrado); Unisinos (Especialização). Entre 2017 e 2020 foi professor-assistente nas graduações da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) e das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Também é pesquisador do Grupo de Pesquisa em Organizações, Mercados e Desenvolvimento Econômico Regional (PPGDR/Faccat), no Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento da Universidade Fernando Pessoa (Ceclico/UFP) e no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (Clepul/UL). Participa como membro das organizações IAMCR, ECREA, INTERCOM e SOPCOM. Entre 2006 e 2013 cooperou na docência, produção criativa e técnica junto à Agência Experimental de Comunicação da UFP (Portugal). Possui 24 anos de experiência como profissional da Comunicação (Publicidade, Design, Marketing, Jornalismo, Agências Digitais). Interesses de pesquisa: a) Tecnocultura e desdobramentos socio-semio-técnicos das mídias digitais (audiovisualidades, VR/AR, imersão/presença, dispositivos, processos midiáticos e interacionais, algoritmos, midiatização e construção de sentido em plataforma digital); b) Práticas publicitárias, gestão, planejamento e inovação da comunicação (marcas, mídia programática, IA, videogames, consumo, UI, UX); c) Educação e tecnologias digitais (VR, AR, IoT, IA).

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

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