José Roberto Imperatore Vianna é professor de Contrabaixo e Percepção Musical na Universidade Estadual de Maringá com doutorado em contrabaixo pela University of Illinois at Urbana-Champaign, mestrado pela University of Southern Mississippi e bacharelado em música popular pela UNICAMP. Ao longo de sua carreira tem se apresentado em diversas orquestras no Brasil e Estados Unidos, tais como as orquestras sinfônicas de Ribeirão Preto, Campinas, OSUSP, Gulf Coast Symphony, Champaign-Urbana, Meridian Symphony, entre outras. Adicionalmente, tem se apresentado numa variedade de grupos e projetos musicais tanto na música erudita, quanto jazz e música brasileira. Entre os artistas com quem já se apresentou pode-se destacar os brasileiros Danilo Caymmy, Guinga, Chico Cesar, João Bosco, Fafá de Belém e os americanos John Clark, trompa, Jeff Coffin, saxofone, Jeff Holmes, trompete, e Larry Panella, saxofone.
Foi membro fundador da Orquestra de Contrabaixos Tropical juntamente com o contrabaixista Thibault Delor, grupo em que atuou como contrabaixista, arranjador e compositor. Juntamente com Thibault Delor se apresentou como solista junto as orquestras Filarmônica de Rio Claro e Sinfônica da Unicamp tocando o duo para contrabaixos e orquestra Passione Amorosa de Giovani Bottesini. Em 2005 foi convidado a participar da gravação do CD Festa no Céu com as obras de Ernest Mahle da Orquestra Jovem da UNICAMP onde atuou como contrabaixista principal. No mesmo ano foi convidado a gravar uma faixa no CD Brazilian Accent da cantora Catina de Luna. Participou como solista em diversos festivais como o Festival de Poços de Caldas, executando a peça Em Algum Lugar para contrabaixo solo de Denise Garcia em primeira audição mundial, I Chicago Bass Festival, I Festival Internacional de Música de Campinas e o Salvatore Martirano Composition Award Concert em 2011 em Champaign, Illinois.
Diversificando sua área de atuação trabalhou durante um período de dois anos em estúdio fazendo produção e criação musical para rádio e tv, compondo jingles, trilhas sonoras, além de fazer arranjos para artistas independentes.
Durante seu mestrado na University of Southern Mississippi assumiu a direção artística e regência da USM Jazz Lab II. Em 2007 recebeu os prêmios Outstanding Soloist Award e Best Combo no 7th annual North Texas Jazz Festival pela sua atuação junto ao USM Jazz Sextet.
Devido ou seu interesse pela diversidade musical e pesquisa acadêmica envolvendo o contrabaixo, Vianna tem se dedicado ao ensino e performance do contrabaixo enfatizando sua versatilidade nos mais diversos gêneros musicais. Em 2012 foi um dos professores do Illinois Summer Youth Music Festival, onde um de seus alunos recebeu o prêmio revelação do festival.
É professor efetivo de contrabaixo e percepção musical na Universidade Estadual de Maringá desde 2015. Adicionalmente, é um dos coordenadores do projeto de extensão Orquestra de Câmara UEM, onde tem atuado como solista em diversas ocasiões.