Doutoranda em Letras/UFPI. Mestre em Letras - Estudos Literários/UFPI. Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia/UFPI (1991) e Letras- Português/UESPI (2009). Atuou como professora do quadro provisório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Heróis do Jenipapo, de 2013 a 2016.Atuou como professora do quadro provisório da Universidade Estadual do Maranhão - CESTI/UEMA, de 2016 a 2018. Atuou como Tutora a Distância no curso de especialização Literatura e outras linguagens, pelo NEAD/UESPI. Atuou como bolsista Apoio Técnico Institucional (BATI-LAB), através do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Literatura e Linguagem - LITERLI, no CESTI/UEMA, de 2018 a 2019. Atuou como Diretora do curso de Letras do CESTI/UEMA, de 2019 a 2021. Desenvolve atividades profissionais e de pesquisas nas áreas da Literatura e Ensino; Literatura Infantojuvenil; Tradição oral, memória e identidade cultural, com enfoque na Contação de Histórias, literatura africana e afro-brasileira; Formação do Leitor; Incentivo à leitura, biblioteca e Práticas educativas. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq/UESPI Literatura, Leitura e Ensino. Membro da SOL - Sociedade Literária de Teresina. Membro do Núcleo de Estudos Roda Griô: Gênero, Educação e Afrodescendencia/UFPI. Integrante do Grupo Cafundó de Contadores de Histórias, desde 1996. Autora dos livros de literatura infantil pela Editora Nova Aliança (PI): O Boi do Piauí (2015;2021); O Segredo da Chita Voadora (2017); A Flor do Pequeno Principezinho (2019); Ágata e a saúde da mulher (2019), em coautoria com o Dr. Luiz Ayrton Santos Jr.; Sou Mulher Negra do Quilombo, Sim Senhor! (2019), em coautoria com a Profa Dra. Silvana Maria Pantoja dos Santos, pela EDUEMA e Menino do Congo (2022), pela Editora Nova Aliança.
graduation at LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA from Universidade Federal do Piauí (1991), graduation at LiCENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS from Universidade Estadual do Piauí (2009) and master's at Language from Universidade Federal do Piauí (2012). Has experience in Arts, acting on the following subjects: educação, contação de histórias, literatura, formação do leitor and leitura literária.